Fc Noticias » Estudos » Qual a passagem do estado solido para o liquido

Qual a passagem do estado solido para o liquido

A fusão é o nome dado ao processo em que um solido muda para o estado liquido após se aquecido sobre certa temperatura, muitos materiais tem de ser trabalhado em suas substancias no estado liquido, conheça um pouco mais sobre essa mudança de estado físico.

     

A mudança do estado solido para o liquido é conhecida por fusão, por isso o termo tão usado “ponto de fusão” é o ponto onde um material deixa de ser solido passando a ser liquido, é o que acontece com os metais por exemplo, quando muito aquecidos eles começam a entrar em estado liquido, os deixando manejáveis, portanto, entram em ponto de fusão.

física

O ponto de fusão ocorre quando ao chegar a um carta temperatura, algum substancia começa a entrar em estado liquido, a substancia continuar a derreter, e a temperatura não aumentara até que esteja totalmente derretida, somente apos toda a substancia ter se tornada liquida ela voltará a aumentar sua temperatura, no exemplo da água qualquer temperatura acima de 0° Celsius é o suficiente para que ela comece a derreter.

Nas leis da física que se aplica a esse estado, podemos que em um ambiente controlado sem interferências externas, uma substancia sempre entrara em seu estado liquido em uma determinada temperatura., se a pressão for mantida, a temperatura também será mantida sem alterações.

Uma substancia não precisa passar necessariamente do estado liquido para o gasoso como geralmente acreditamos, existe o processo de sublimação que é a passagem direta do estado solido para o gasoso, um exemplo é o gelo seco ou a naftalina, que passam diretamente para o estado gasoso.

Textos Relacionados:


Quer comentar ?