Como as amebas capturam seu alimento

Ameba
Ameba vista por microscópio.

As amebas vivem em ambientes terrestres, aquáticos e muitas vezes no corpo de outros seres vivos através de sua manifestação em forma de doença. É um ser unicelular – pois tem apenas uma célula -, só pode ser visto através de um microscópio.

Sua alimentação é feita pelo processo chamado de fagocitose, que utiliza de suas membranas para capturar seu alimento e também para se movimentar.

Elas pertencem ao reino Protista, que abrange os seres unicelulares. Se classifica como um organismo eucarionte, pois em volta de todo o núcleo da sua célula contém membranas e é por causa dessas consequências que sua locomoção e sua forma de conseguir alimento é feita pela pseudópode, um dos componentes da membrana que é denominado a seres que se movem e se alimentam por um mesmo componente de sua estrutura.

A alimentação é feita juntamente com a locomoção da ameba. Quando ela se move atrás de algum alimento, sua estrutura celular o envolve completamente até seu aparelho digestivo para fazer a digestão que é denominada por intracelular, pelas amebas se alimentarem no interior da sua célula.

Vejamos abaixo uma representação de como ela se alimenta:

Fagocitose
Esquema digestivo da ameba.

As amebas em contato com o intestino grosso humano causa uma infecção que se chama amebíase, que é causada quando o parasita se alimenta da parede do intestino ou das bactérias que circulam por ali, são transmitidos ao corpo através da água, de alimentos, de superfícies e partes do corpo não higienizados ou o contato com fezes infectadas. Os sintomas principais dessa doença são a diarreia, dores na extensão da barriga, falta de apetite, emagrecimento, anemia e fraqueza. A ameba que transmite essa doença tem o nome de Entamoeba histolytica.

Representação:

Amebíase
Como ocorre a contaminação amebiana.

 Para diagnosticar essa doença, os médicos pedem que o paciente faça exames de fezes. Seu tratamento é feito a base de remédios. É extremamente importante manter sempre a higiene do corpo e não demorar para procurar um médico em caso de algum dos sintomas citados, pois a disenteria constante causa desidratação do corpo que é prejudicial a saúde, a ameba pode além de causar um descontrole das fezes um comprometimento com um tecido ou um órgão do corpo.

Dica

O primeiro passo antes de se alimentar é lavar bem as mãos, antes de utilizar qualquer alimento – principalmente as frutas e verduras – é essencial que estejam bem lavadas e conservadas. O segredo principal para evitar uma boa quantia de infecções é a boa higienização de alimentos e do próprio corpo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.