Feridas pelo corpo do cachorro

Geralmente as feridas encontradas no corpo de um cachorro, crescem gradualmente e afetam toda a sua pele. Posto isto, é necessário buscar o tratamento correto, pois, as feridas podem ser um sinal de doença de pele em fase inicial ou avançada, que necessitam do diagnóstico precoce para que o tratamento seja eficaz.

Veja a seguir, os tipos de feridas pelo corpo de cachorros:

Cachorro

Hot Spots: São feridas que ocorrem principalmente pela picada de pulgas, falta de higiene e alergia na pele do cachorro. Os cães peludos são os mais afetados no tempo quente, os cabelos podem cair dependendo da área afetada, levando o cachorro a querer lamber ou morder a lesão.

Sarna demodécica: Conhecida também como Demodicose, essa doença é causada por ácaros microscópicos do gênero de Demodex. Pontos vermelhos podem aparecer junto as feridas, manchas escamosas e perda de cabelo.

Sarna: Ocasionada pela picada responsável pela liberação de toxinas na pele do cachorro. Escabiose é uma ferida que faz o cachorro arranhar a própria pele, podendo gerar sangramento.

Blastomicose: O tratamento deve ser precoce, pois a infecção fúngica de blastomicose é degradada a cada dia que passa, sendo assim, a saúde do cão é piorada de acordo com o aumento das feridas, principalmente feridas com crosta. Os cachorros podem sentir fraqueza durante caminhada, falta de apetite e sonolência.

Alergias: Podem ocorrer inchaços vermelhos ocasionados pela urticária, que causam também prurido intenso, que podem acabar quebrando a pele.

Importante

• Não deixe de procurar a ajuda de um veterinário, principalmente se o cão possuir doença de pele que fica amarelada e dura com o tempo, escorrendo pus amarelo, verde ou colorido.
• Além de examinar as feridas do cachorro, o veterinário poderá usar outros procedimentos para diagnosticar a causa das feridas, como o exame de sangue.
• Um dos procedimentos usados pelos veterinários é a luz de madeiras, que ajudará a desvendar se a pele está com problemas de infecções fúndicas.
• A biópsia também é um teste utilizado pelos veterinários para observar se nas células do nódulo possuem cistos ou cistos benignos cancerosos.
• Toda infecção de pele possui um tratamento específico, ou seja, o tratamento adequado para o cão dependerá da causa das feridas.
• O tratamento geralmente é através de medicações e shampoos medicinais receitados pelo veterinário.
• Infecções bacterianas podem durar em torno de dois a três meses para cicatrizar, sendo assim, é imprescindível que o dono tenha muita paciência e afeto.
• Durante o tratamento o cachorro não poderá nadar e nem interagir com outros animais e pessoas, para que a infecção não se espalhe e o tratamento seja feito com eficiência.
• É de deveras importância manter a higiene e a limpeza do cachorro e dos locais que ele costuma ficar.
• Para evitar esse tipo de doença, todo cachorro deve ter o seu check-ups frequente no veterinário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.