O QUE É SUBSTANTIVO

Substantivo é a primeira da classe de palavras. Tudo o que vemos, tudo o que sentimos ou conhecemos tem um nome, não é mesmo? E é exatamente por isso que tudo o que vemos, sentimos ou conhecemos recebem a designação de substantivo.  Sendo assim, substantivo é o nome dos seres, ou seja, pessoas, coisas, animais, sentimentos, ações, etc.

SUBSTANTIVO COMUM: é chamado assim quando é comum, geral para toda espécie. Por exemplo: “cidade” é substantivo comum, porque é usada para indicar toda e qualquer cidade.

SUBSTANTIVO PRÓPRIO: é chamado assim quando é próprio, particular para um ser de uma espécie. Por exemplo: “Santos” é substantivo próprio, porque é usada para indicar uma coisa, um ser.

SUBSTANTIVO COLETIVO: fazem parte dos comuns, mesmo quando estão no singular dão ideia de plural. Por exemplo: “cardume” está no singular, mas dá ideia de plural: muitos peixes.

COLETIVOS ESPECÍFICOS E NÃO-ESPECÍFICOS: 

ESPECÍFICOS: não precisam de modificadores, por exemplo, o certo é dizer “arquipélago”, e não, “um arquipélagos de ilhas”, pois “arquipélago” já é um conjunto de ilhas.

NÃO-ESPECÍFICOS: precisam de modificadores, por exemplo, pode-se dizer “a junta de médicos”, pois “junta” pode referir-se também a bois e a examinadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.