Qual animal tem o olfato mais desenvolvido

Quando pensamos em olfato desenvolvido em animais, nos vem em nossa mente a imagem do cachorro que atualmente é até utilizado no combate ao narcotráfico devido ao seu olfato sensível que conseguem senti o cheiro de droga mesmo em locais muito bem escondidos. Até mesmo nos correios, grande parte da correspondência tem de passar pela inspeção dos caninos para serem enviados com segurança. Apesar do bom olfato para procurar drogas e bombas, o cão não tem o olfato mais desenvolvido do reino animal.

tubarão
Os tubarões sentem o cheiro de uma única molécula de sangue há cerca de 1 km de distância. (foto:reprodução)

Os cachorros por exemplo tem o cerca de 50 vezes mais sensível que os seres humanos, mas no reino animal existem animais que necessitam do olfato para vários fatores. Entre eles  estão os tubarões. Estes predadores  sentem o cheiro de uma única molécula de sangue há cerca de 1 km de distância. Então, quando alertamos sobre os devidos cuidados ao entrar no mar com alguma ferida aberta, realmente deve-se levar a sério, principalmente se for em uma praia que há tubarões.

Kiwi
O Kiwi usa seu apurado olfato para procurar alimentos embaixo da terra. (foto:reprodução)

Um outro exemplo de olfato superdesenvolvido e o Kiwi, essa pequena ave nativa da  Nova Zelândia, usa o seu ofato bem desenvolvido para procurar alimentos debaixo da terra como minhocas e lesmas. A ave se alimenta de lesmas e minhocas. Seu olfato só não é mais desenvolvido que  a dos urubus que com esse sistema bem aguçado conseguem encontrar o alimento em pleno voo e ainda em locais de difícil visualização, apenas com o cheiro.

mariposa
A mariposa é o animal com o olfato mais aguçado. (foto:reprodução)

Mas entre todo os animais do mundo até hoje pesquisados, nenhum apresentou olfato tão aguçado e tão desenvolvido quando o da Mariposa Imperador. Por meio de pesquisa e experimentos realizados em 1961, descobriu-se que esse inseto consegue sentir o feromônio da fêmea, da mesma espécie, a cerca de 11 km de distância, mesmo estando contra o vento. Com apenas uma molécula ele já sabe identificar o feromônio. Até hoje essa espécie está classificada como o animal com o olfato mais aguçado do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.