História da internet

WWW ( World Wide Web)
A internet revolucionou a transferência de dados e a interação entre as pessoas

É impossível figurar nosso mundo pós-moderno sem pensar em internet, esse mecanismo mudou para sempre a forma do homem interagir com o mundo, ela aproxima lugares, transpõe barreiras, acessibilisa o conhecimento. No âmbito comunicativo ela elevou para um patamar mais alto as relações interpessoais aumentando a interatividade entre as pessoas em todo o mundo.

Mas, donde está a gênese desse grandioso feito? para chegar a essa resposta faremos uma regressão par tangindo o processo que culminar nesse emaranhado de troca de dados que existe atualmente denominado internet. Comecemos nossa jornada em meados da Guerra Fria, caracterizada pela disputa ideológica e demonstração de poder, nesses tempos a URSS lança ao espaço o primeiro satélite artificial, conhecido como Sputnik, os EUA, o outro lado da disputa, desenvolve em 1955 a ARPA, instituto que originou o projeto IPDO que visava uma interligação e sincronização dos radares do americano. Ai começa a germinar a ideia da primeira rede de computadores que viria a se concretizar em 1969 com o lançamento da ARPANET. Um dos principais personagens envoltos na empreita desse constructo foi Joseph Carl Robnett Licklider, ele é o grande responsável pela criação do que ficou conhecida como Rede Galática, pilar para a fomentação da internet.

Entre 1970 e 1971  cai na rede o primeiro vírus, chamado The Creeper, nesse mesmo período é usado pela primeira vez o termo internet e há a origem do e-mail; já em 1973 ocorre a primeira transmissão entre continentes, quatro anos depois é a vez da criação do protocolo TPC/IP; Em 1981 tem-se o lançamento do primeiro computador da IBM. A internet só começa a se popularizar após a adoção do WWW(World Wide Web) na virada da década de 80 para 90. No Brasil a rede de comunicações só ganha impulso com o barateamento dos equipamentos necessários,em  meados de 1995.

Hoje a internet já se engendra por todos os caminhos do mundo, muitos já a concebem com um organismo vivo e independente, já que, os movimentos dentro dessa parecem não poderem mais ser sancionador e orquestrados pelo intuito humano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.