Qual a melhor antena para TV digital

A TV digital aumentou a melhoria da receptação de imagem e som, mas essa evolução tecnológica, deve ser acompanhada de maneira correta, como a escolha da antena adequada para utilizá-la. Para que a recepção do sinal digital seja obtido, técnicos recomendam o uso de uma antena externa de UHF, com pelos menos 10 elementos e de banda plena, o que implica na absorção de toda a faixa de UHF.

Ainda se faz necessário que o cabo coaxial atenda a faixa de UHF e deve ter pelo menos 70% de malha, em alguns casos também se faz necessário instalar um booster, ou seja, um tipo de amplificador de sinais específico para UHF. Como alguns termos são um tanto complicados de entender ou distinguir, é recomendável consultar um antenista/técnico antes de comprar os produtos.

tv digital
As antenas utilizadas para recepção da TV digital aberta são as de UHF.

Além de dar dicas sobre o produto mais adequado, o técnico também auxiliará quanto a escolha sobre a altura e posição do mastro da antena, algo muito importante que se não ideal deverá ser ajustado no local que for colocado. Faz-se necessário lembrar que os canais digitais operam até o momento na faixa de UHF para os canais 14 a 69, portanto não há ainda abertura para modelos de VHF para os canais 2 a 13.

Com a antena correta para o sinal digital, o consumidor ainda pode optar por um dos modelos de antena oferecido no mercado, divido em grupos diferentes, ambos também servem para a recepção do sinal analógico. Os modelos são de antena interna que em geral, possui capacidade de captação é inferior ao da antena externa, mas tem uso é mais prático, ideal para lugares mais próximos dos pontos de transmissão, em ou andares altos.

Já a antena externa pode ser utilizada em locais mais afastados das torres de transmissão e até em áreas baixas, quanto mais distante do ponto de transmissão, maior deverá ser a antena, e quanto mais próximo do ponto de transmissão, menor. Apresenta melhor recepção do sinal, mas em contrapartida, sua instalação é um pouco mais complicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.