Qual tinta usar para pintar mdf

Pintando em MDF
A existe uma infinidade de técnicas e produtos que podem ser aplicados na pintura em MDF

O artesanato ganha cada vez mais adeptos em todo mundo, é uma arte que além de proporcionar a expressão daquele que a consuma, também trás ótima rentabilidade, muitas empresas já percebendo isso  se engendraram por esses caminhos. Um dos principais materiais empregados atualmente em objetos artesanais é o MDF uma composto de fibras originário da madeira muito empregado em moveis e objetos como um substituto da própria madeira.

Sobre esse assunto uma questão que normalmente surge na mente dos artesão é a respeito da tinta empregada na customização das obras, qual seria a melhor ? Tentaremos elucidar essa questão nas breves linhas a seguir. Normalmente os discursos sobre colorir em MDF dualizam essa questão em torno da Tinta PVA Acrílica e esmalte sintético.  Abas podem ser empregadas nesse constructo e vamos ver a seguir de que forma.

Se optar pela tinta PVA pode mistura-la a bisnagas coloridas conhecidas como “Xadrez”, encontradas facilmente em supermercados, lojas de materiais para construção ou papelarias. Com elas você arranja a tonalidade desejada para cobrir o material, se a tinta for acrílica as cores devem vim já predefinidas e não será necessário o emprego do verniz, já que, essa espécie de coloração já conta com esse em sua mistura. Se optar por esmalte sintético deverá também escolher entre as cores que já vem pré definidas, terá ainda que dissolve-la com o líquido próprio, por exemplo Thinner.

Antes de aplicar a tinta é preciso preparar a madeira, para isso o artesão deve queima-la com tinta branca, isso acometerá o fechamento das porosidades na superfície do MDF evitando, por conseguinte, a sucção da tinta, para realizar essa tarefa você pode escolher entre usar tinta laca branca indiana ou revestimento para artesanato.

Tome essas dicas como exemplo para começar sua produção, não como regra, tente adaptar uma fórmula própria no trato artesanal isso lhe garantirá um melhor identificação com a obra e consequentemente uma melhor resultado, o arte não está apenas no produto final e sim em todo o processo de moldagem.    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.