zumbi dos palmares tinha escravos

Zumbi foi o último líder de Palmares, o maior quilombo do período colonial no Brasil. Ele é considerado o grande líder do movimento negro na história do Brasil, entretanto alguns fatos passam despercebidos quando estudamos a história sem procurar a fundo, um caso que ocorre com frequência nas escolas. Para compreender algo sobre o passado é preciso, primeiro, entender o contexto da época e saber analisar o pensamento daquela sociedade.

mitos sobre Zumbi
Zumbi dos Palmares
foto: reprodução

Zumbi apesar de ser considerado um líder antiescravista também tinha escravos, esse fato passa por despercebido à vista de todos. Entretanto, antes de sair julgando, é preciso entender o contexto da época, engana-se muito quem acha que negro é sinônimo de escravo, a sociedade no período colonial era escravista em todos os âmbitos, até para negros escravos existia a possibilidade de comprar escravos e isso ocorreu bastante, era muito comum ver um escravo que comprou a sua liberdade começar a comprar escravos.

Zumbi não era um líder democrático, ele sequestrava escravos para trabalharem como escravos nos quilombos, isso era visto como uma prática comum. As pessoas erram muito em acharem que os negros são um grupo homogêneo, os escravos vinham de muitas partes da África, cada um com uma cultura diferente  e muitas vezes uma tribo era inimiga da outra. Os escravos que fugiam do quilombo eram capturados e executados para servirem de exemplo.

A vontade predominante não era acabar com a escravidão, apenas com a de si próprio. A sociedade não era estagnada, essa é uma grande diferença na escravidão do Brasil, comparando-se com a dos Estados Unidos. Aqui o negro poderia ganhar posses, algo que não era possível nos Estados Unidos, mas o fato de Zumbi ter escravos não torna as suas ações menores, ele enfrentou por muito tempo a grande pressão militar que o Quilombo dos Palmares sofria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.