Guerra dos Seis Dias resumo

A Guerra dos Seis Dias mudou muito o rosto do Oriente Médio e além disso ainda proporcionou uma nova dimensão á Palestina e as relações entre Israel e regiões vizinhas.

Anteriormente a esse processo o Egito havia bloqueado o Estreito de Tiran, fazendo com que fosse restringido o abastecimento de Israel pelo Mar Vermelho. Grupos armados palestinos atentaram quanto a esse sistema de irrigação no norte do país hebreu. Além disso, quatro comando Sírios foram interceptados em Israel.

Esse conflito colocou em confronto Israel e países árabes, tais como o Egito, a Síria e a Jordânia com o apoio do Kuwait, da Arábia Saudita, do Iraque, do Sudão e da Argélia.

Todas as batalhas ocorreram em função do controle do Canal de Suez. Israel por sua vez tinha conquistado a Península do Sinai, o país concordou em retirar suas tropas desde que o Egito apoiasse a guerrilha que partia daquela área. No lugar das tropas de Israel, a ONU ficou administrando a península.

1967

O governo egípcio, com apoio da URSS, permaneceu ajudando as facções guerrilheiras que atacavam o estado hebreu. Esse processo acontecia no ano de 1967. No mês de Maio desse ano, tanto os israelenses quanto os árabes já estavam mobilizando suas tropas. Nesse instante o Egito bloqueou o golfo de Aqaba, rota essencial para a navegação de Israel. O governo do país concebeu essa reação como uma agressão a si.

Guerra dos Seis Dias

As hostilidades gerais começaram no dia 05 de Junho através de um forte ataque preventivo de Israel, que destruiu toda a capacidade aérea da região árabe. Em cerca de três horas de ataque aéreo de Israel, quase todo o arsenal de aeronaves do Egito foram destruídos – cerca de 319 aviões nem chegaram a decolar.

Dessa maneira ficou fácil que as tropas israelenses avançassem por terra, onde ocuparam a Faixa de Gaza e chegaram ao Sinai. Eles ainda avançaram em direção a Síria, rompendo as defesas pelo norte e sul.

Nesse período a Jordânia também entra na guerra. Seus aviões começaram a bombardear as regiões israelenses, principalmente a cidade de Jerusalém. A reação dos hebreus aconteceu de forma imediata, onde começaram a tomar posições jordânicas próximo a Belém e ao sul de Ramallah e bombardearam Amman e Mafraq.

No dia 10 de Junho os combates foram cessados. Israel controlava a a totalidade da Península do Sinai, a Cisjordânia, a Faixa de Gaza e e as estratégicas colinas de Golã na Síria.

1949

Dessa maneira Israel conquistou um território quatro vezes maior que o seu em 1949 e albergava em suas novas fronteiras uma população árabe de 1,5 milhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.