Quando rompe o ligamento do joelho tem que operar

O Joelho é uma articulação formada pelo fémur distal, patela e tíbia proximal, de elevado grau de complexidade segundo princípios biomecânicos, por isso tem um maior risco de lesões tanto do tipo degenerativas quanto mecânicas. De uma forma especifica podemos dividir o joelho em duas diferentes articulações, uma denominada fémur-patelar, interposta  entre o  fémur a patela e o outra denominada fémur-tibial, entremeio o fémur e a tíbia.

Articulação do Joelho

Sendo uma das maiores articulações do nosso corpo, o joelho tem como estruturas importantes os ossos, ligamentos, tendões, articulações, músculos, vasos sanguíneos e nervos. Os principais ossos são o Fémur ( osso da coxa) e a Tíbia ( osso da parte inferior da perna), a Patela que também se relaciona com o Fémur tem como funções primazes proteger a articulação e permitir uma maior extensão nos movimentos.  O Joelho é considerado uma articulação sinovial, ou seja, todos os seus componentes formam uma espécie de envólucro onde dentro fica o líquido sinovial, responsável pela diminuição do atrito e e lubrificação .

joelho
Imagem representativa de um joelho onde é possível identificar os ligamentos

Os Ligamentos

Os ligamentos são cordões de um tecido conjuntivo fibroso responsáveis por conecta as cabeças dos ossos de uma articulação e através de receptores nervosos trocar informações com a médula, saiba mais sobre isso clicando aqui. No joelho os principais ligamentos são o LCP ( Ligamento Cruzado Posterior), o LCA (Ligamento Cruzado Anterior), o LCM ( Ligamento Cruzado Medial) e o LCL (Ligamento Colateral Lateral). Os dois primeiros são responsáveis pela movimentação  anterior e posterior da articulação, enquanto os dois últimos ficam a par da movimentações laterais e médias, todos eles juntos estabilizam o joelho.

Lesões no Joelho

As lesões nos ligamentos do joelho devem ser tratadas com o máximo de atenção, porque o agravamento dessas pode comprometer a mobilidade do indivíduo, provocando instabilidade da perna e uma dor aguda. A maioria das lesões diagnosticadas são decorrentes de grandes impacto mecânicos  e esforço exacerbado na região. Os esportes juntamente com os acidentes são os principais causadores das torções ou rompimentos dos ligamentos.

Em alguns casos o indivíduo consegue conviver com a lesão, levando uma vida relativamente normal, inclusive praticando esportes, no entanto, os quadros mais graves como é o caso do rompimento, onde muitas vezes até outras estruturas do joelho são afetadas se faz necessária a intervenção cirúrgica, clicando aqui veja os procedimentos específicos para o tratamento de lesões no LCP. Antes da cirurgia é realizado um detalhado e complexo diagnóstico, que vai desde a histórico do problema, exames físicos a radiografias, ressonâncias e algumas vezes  vídeo artroscopia, tudo isso corrobora para a definição do método operatório mais plausível para a reconstrução.

De importância análoga  para a recuperação é a fase pós operatória, que consiste na  fisioterapia sequenciada por um profissional especializado, quando o processo é bem sucedido dentro de no máximo três anos o indivíduo pode reatar com a vida esportiva de forma plena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.