Operação de ligamento cruzado posterior

O ligamento cruzado posterior ou ligamento cruxiforme se localiza na região do joelho. Lesões no ligamento cruzado anterior são mais comuns, contudo a grande alta nas taxas de acidentes automobilísticos vem trazendo cada vez mais pacientes com quadros de lesão no LCP. O diagnóstico do problema é bem complicado por diversas razões, entre elas o fato de na maioria das vezes a lesão vim junta com outras lesões mais atenuantes e por isso são deixadas a um segundo plano.

 ligamento cruzado posterior
Imagem representativa de um joelho onde é possível identificar o ligamento cruzado posterior.

Quanto o tratamento divide opiniões, muitos lesionados conseguem viver normalmente com a lesão inclusive praticando esportes físico, no entanto outros casos o problema reflete em outros ligamentos e a necessidade cirúrgica é eminente.

Em alguns casos ao paciente é recomendado a isolar o joelho por um mês a um mês e meio e posteriormente promover o fortalecimento muscular da região. Nos casos cirúrgicos  que incidem com cada vez mais frequência devido ao deterioramento do joelho a longo prazo quando não há intervenção, devem ser analisados os filamentos a serem reconstruídos e ai sim a definição de um método operatório.

Os métodos cirúrgicos de maior eficácia na atualidade são:

 -método inlay ou  método transtibial: o inlay é o mais aplicado em cirurgias e é um método alternativo ao transtibial e promove a estabilização da tíbia.

-método inside-out ou método outside-in: atualmente a opção de escolha maior é o inside-out mesmo assim mostram desvantagens em relação as intervenções acima citadas.

Se a cirurgia for bem sucedida depois de três anos de sua realização o individuo pode voltar a praticar atividades físicas, como por exemplo futebol. Entre as complicações que podem ocorrer estão,  o afrouxamento do resíduo do joelho, lesões a longo prazo como osteartrite e a mais perigosa o lesionamento neurovascular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.