Regras básicas do voleibol e fundamentos

O Voleibol, ou somente Vôlei, é um esporte que cada vez mais ganha notoriedade no Brasil, visto que os atletas nacionais estão entre os melhores do mundo, a prática também tem se popularizado bastante entre os amadores, já se tornando uma  alternativa ao futebol. A idealização do desporto surgiu em 1895 com o diretor de educação física William George Morgan, que deseja criar um jogo onde as pessoas competissem em equipes exercitando-se, mas evitando o contato, diminuindo assim o risco de lesões.

Regras do Volei
Voleibol é um esporte que cada vez mais acompanhado e jogado pelos brasileiros

 O Vôlei é um jogo praticado entre duas equipes compostas por seis integrantes cada, separadas por uma rede dentro da arena  de jogo, o objetivo principal é passar a bola por cima da rede fazendo com que ela toque a quadra  adversária, configurando um ponto, ao mesmo tempo que tenta evitar que a equipe rival tenha êxito nesse mesmo intento. A bola é quase sempre tocada com as mãos embora o jogador também possa usar o pé para evitar que a bola bata no solo, toda a equipe deve trabalhar de forma harmônica, sendo um esporte altamente coletivo.

Regras Básicas do Voleibol

Segundo as regras oficiais atuais cada time é composto por até dose jogadores, no entanto, apenas seis desses habitam a quadra por vez, sendo, um deles líbero. O jogo começa quando uma das equipes saca a bola rumo ao campo adversário, esta pode ser trabalhada sendo permitido no máximo três toques na bola, é importante observar que cada jogador pode dar apenas um toque assim, a bola deve circular entre os membros da equipe, caso caia é convertido o ponto.

Regras da Partida

O partida é dividida em sets, vence o set quem conseguir atingir primeiro os 25 pontos,  o vencedor geral quem conseguir ter exito em  três sets, caso o jogo se prologue existe um limite máximo de cinco sets, se for alcançado será vencedor que atingir primeiro 15 pontos do chamado Tie-break. Quanto a substituições, são permitidas até seis por set, podem ser feitas  várias trocas simultâneas.

Medidas da quadra

A quadra de Vôlei tem as dimensões 18 x 9 m ao centro a arena é interceptada por uma rede colocada a uma altura que muda de acordo com o sexo e categoria dos jogadores. Partindo da rede na na distância de 3 metros existe uma linha, a partir dessa se conta 6 metros até o limite paralelo, dos dois lados, por conseguinte cada area mede 9m x 9m.

Fundamentos

Podemos elencar seis fundamentos ao qual uma equipe de voleibol precisa dominar para ser considerada de alto nível, são eles: levantamento, saque, defesa, ataque, bloqueio e passe. Esses princípios básicos foram sendo definidos e aprimorados durante a história do esporte e o aprendizado empírico dos atletas, é hoje são julgadas habilidades necessárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.