Tecidos não vascularizados

Os tecidos do corpo humano são formados por aglomerados de células, onde cada um exerce a sua função para proporcionar um bom funcionamento e proteção do organismo. Eles se dividem em quatros grupos principais, sendo eles o tecido nervoso, muscular, epitelial e  conjuntivo.

Eles são classificados como vascularizados e avascularizados ou não vascularizados. O único tecido avascularizado existente no corpo é o epitelial, que é um dos mais importantes e essenciais em fator de proteção. Se denomina de tal forma pois não possui vasos sanguíneos ou corrente sanguínea em sua composição ou estrutura.

Tecido epitelial

Esse tecido pode ser chamado tanto de epitelial quanto de epitélio. É formado por um aglomerado de células (denominadas de células semelhantes ou justapostas) que ficam muito próximos umas das outras, fazendo com que quase não haja substâncias entre elas. A coesão que essas células tem, proporciona o revestimento externo da estrutura corporal da maior parte dos seres vivos vertebrados, consegue delimitar as cavidades internas do organismo, formando algumas glândulas e órgãos.

Epitélio e suas funções.
Composição do tecido epitelial.
(Foto: Reprodução)

O tecido epitelial é ainda responsável em partes por compor células hormonais, sudoríparas, sucos digestivos, lágrimas, entre outros. Mantém contato com o tecido conjuntivo que ajuda a promover a nutrição e diversos suportes a ele devido a sua não vascularização.

O epitélio tem como as suas principais funções revestir e proteger o corpo. Sua estrutura forma a camada mais externa da pele, epiderme  reveste vários órgãos, tal como o estômago e a boca.

Características

Formato da célula

  • Epitélio Cúbico: células cúbicas;
  • Epitélio Pavimentosos: células achatadas;
  • Epitélio Prismático: células prismáticas;
  • Epitélio de Transição: células com formato variável.
Tecido epitelial e sua divisão.
Tipos de epitélio.
(Foto: Reprodução)

Número e aparência das camadas celulares (estratificação)

  • Epitélio Simples: possui uma camada celular;
  • Epitélio Estratificado: possui várias camadas celulares;
  • Epitélio Pseudoestratificado: possui uma única camada celular com células de vários tamanhos;

Especificações

  • Presença de cílios: projeções muito finas na superfície apical de algumas células, tal como da tuba uterina e da traqueia;
  • Presença de uma delgada camada queratinizada: são as células com proteínas impermeabilizantes;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.