Fc Noticias » Novidades » Como tirar o cartão cidadão pela internet

Como tirar o cartão cidadão pela internet

O cartão cidadão pode ser adquirido por qualquer pessoa e pode ser útil para vários recursos, veja aqui como é possível tirar o cartão cidadão.

     

O Cartão cidadão e um cartão magnético, emitido pela Caixa Econômica Federal,  que permite o cidadão consultar informações sobre o FGTS, quotas do PIS, sacar benefícios pelo qual ele tenha direito, como Seguro Desemprego, FGTS, Abono Salarial, Programas de Transferência de Renda (Bolsa família, bolsa atleta, etc.).

como fazer o cartão cidadão pela internet

Cartão cidadão (foto: reprodução)

Para solicitar o Cartão Cidadão é precioso ter cadastro no PIS/PASEP, número da inscrição social (NIS), número da inscrição do trabalhador (NIT) e dados de endereço atualizados mediante a Caixa. Caso você já possui um cartão de outros benefícios ou renda o cartão cidadão não será emitido já que todos tem a mesma função. Para solicitar o cartão você pode ligar para o número 0800-726-0207 ou se dirigir para qualquer agência da Caixa e fazer a solicitação, entretanto o registro da senha deve ser feito em uma lotérica ou em alguma agência da CEF.

Documentação necessária

É preciso ter pelo menos um destes documentos para solicitar o cartão cidadão, caso não seja o suficiente também pode ser pedido um comprovante de residencia que emita principalmente o CEP da residência atual.

Carteira de Identidade;

– CNH, novo modelo, desde que esteja dentro do prazo de validade;

– Carteira Funcional emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais, desde que tenha fé pública;

– CTPS;

– Identidade Militar;

– Carteira de Identidade de Estrangeiros;

– Passaporte;

Prazo

O prazo de recebimento do cartão é de 15 dias após a solicitação, o mesmo é entregue em casa através do correio. Caso não chegue no prazo o indicado é que se dirija à uma agência da Caixa verificar se o cartão foi solicitado corretamente ou não.

Observações

O Cartão cidadão é totalmente gratuito e nenhum cidadão tem que pagar nenhuma taxa por ele.

Textos Relacionados:


Quer comentar ?