Sindrome do Pânico: Tratamento,Sintomas,Causas, Alimentos

A Síndrome do Pânico ou Transtorno do Pânico é uma patologia psicológica que acomete o individuo a passar por momentos de desespero e medo excessivos perante a alguma situação, seja ela ocasional ou até mesmo do dia a dia. Normalmente, essa patologia se desenvolve em mais mulheres que homens (cerca de duas vezes mais) e é comum que os primeiros sintomas ocorram entre 15 e 20 anos de idade.

Essa patologia causa tão grande desequilíbrio emocional no indivíduo, que por muitas vezes, toda a vida social e individual da pessoa fica seriamente comprometida. Os altos níveis de stress e ansiedade diminuem consideravelmente o desempenho no trabalho, com família e atrapalha a realização de tarefas do dia a dia.

A síndrome do pânico pode causar as piores sensações
A síndrome do pânico pode causar as piores sensações

Causas

Sem aviso prévio ao paciente, essa doença é infelizmente, uma patologia imprevisível. Até hoje não se sabe por qual motivo ou como essa complicação venha a surgir. Algumas pesquisas apontam que possam existir pré disposições genéticas que influenciam do desenvolvimento da doença, porém a maioria dos casos não existe parentesco na família com o problema.

Muitas vezes a pessoa passa grande parte da vida sem saber que possui esse transtorno. Ele pode ser desencadeado por uma situação de medo, onde a ansiedade e o desespero extrapolam os limites de auto proteção. Ficar preso em um elevador, sala, ser assaltado, passar por um túnel, se desesperar em meio a multidão, essas são algumas das situações em que a doença possa se revelar.

Sintomas

A patologia casa um imenso desespero no paciente, na medida em que esse se aproxima ou passa pela situação de risco. Porém, essa situação não necessariamente precisa ser a mesma. A pessoa pode passar pela mesma situação todos os dias mas só apresentar medo para com ela em uma dia específico. Por esse motivo, essa patologia se agrava com mais facilidade: o paciente nunca sabe quando os ataques de pânico poderão ocorrer.

Em geral, os ataques se aprecem muito com ataque cardíaco. Caracteriza-se com dores fortes no peito ou desconforto inevitável, tontura, medo excessivo de morrer ou se ferir, náuseas, mal estar na região estomacal, taquicardia, dormência (formigamento) nos pés, mão ou rosto,  tremor, suor excessivo e sensação de sufocamento.

Tratamento

O tratamento incluirá receita médica para medicamentos e seção de terapia. Os medicamentos são em geral, antidepressivos como fluoxetina, sertralina e paroxetina. Com eles, os sintomas diminuirão gradativamente mas a patologia não será curada ou desaparecerá do paciente.

As seções de terapia servirão para que o paciente entenda sobre toda a situação e sobre si mesmo. Ele aprenderá a controlar seus medos e ansiedade, além de re ambientar ao mundo de forma menos receosa e mais confiante. Também aprenderá a relaxar nas horas de grande ansiedade, como também enfrentar e superar os medos gradativamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.