Seno, Cosseno, ângulos e tangente resumo e exercícios

A trigonometria e uma das áreas mais importantes da matemática, diversas inovações tecnológicas só foram possíveis graças a esse conhecimento. Constantemente esse assunto aparece em vestibulares e provas de concursos, conheça mais sobre este assunto.

Conhecendo os lados de um triangulo.

catetos

A hipotenusa será sempre o maior lado de um triangulo, enquanto o cateto oposto estará sempre  do lado oposto ao ângulo do seu triângulo, portanto o cateto adjacente será o menor lado entre o cateto oposto é o ângulo.

Seno, cosseno e tangente

Entendo o angulo como valendo o valor de X vejamos uma tabela das formulas destas funções.

tabela

Essa são as formulas para se obter os valores de seno, cosseno e tangente de um ângulo, mas dentro da matemática constantemente aparecem os valos dos ângulos de 30°, 45° e 60°, esse são chamados de ângulos notáveis.

tabela

Para compreender mais como fazer esses cálculos, tente fazer alguns exercícios abaixo:

1) Em um triangulo retângulo, a sua hipotenusa tem a medida de 10 cm, o cateto adjacente mede 8 cm e o seu catato oposto tem a medida de 6 cm. Calcule o seno ( sen ), cosseno (cos ) e a tangente (tag ) deste triângulo.

2) Um triângulo retângulo  tem a medida de sua hipotenusa igual a 8 cm, sabendo-se que o valor do ângulo desse triângulo é de 30° calculo o valor de seu cateto oposto x.

2) Um triângulo retângulo possui um ângulo que mede 37°, a sua hipotenusa mede 10 cm descubra valor de seu cateto oposto x.

respostas:

1) seno = 0,6 cosseno = 0,8, tangente = 0,75

2) x = 4

3) x = 6,018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.