Tempestade solar 1859

O Sol é uma estrela localizada em um dos braços da nossa galáxia, Via Láctea,  em torno dele estão em órbita uma série de planetas, inclusive a terra, formando um sistema solar. Voltando ao Sol sabemos que ele é constituído basicamente de hidrogênio e hélio embora aja traços de outros componentes.

Essa grande estrela é essência para a sobrevivência dos seres humanos, já que todos os ciclos do nosso planeta se ligam a incidência dos raios solares, embora, esteja a aproximadamente 150 milhões de quilômetros da terra, sua luz demoram pouco menos de oito segundos para chegar até aqui. Mesmo sendo tão benevolente para vivência humana, o gigante astral causa um certo medo na população mundial, isso por causa das Tempestades Solares.

Tempestade
Ilustração da potência dos impactos da onda solar sobre nosso campo magnético

As fusões nucleares  que acontecem no interior da estrela gera grande quantidade de energia, essa intensa troca de elétrons e prótons  faz com que o sol tenha um campo magnético  multipolar, esses processos desencadeiam explosões em proporções gigantescas. A cada mais ou menos duas décadas essa atividade aumenta e, consequentemente, as explosões, mais fortes, espalham quantidades imensas de radiação pela sistema solar, atingindo também a Terra.

Em 1859 foi registrada a maior ate então tempestade do tipo na modernidade, ela danificou o sistema de telégrafos Europeu e o Americano, mas os danos sentidos foram relativamente pequenos. Segundo relatos, auroras boreais, que normalmente só aparecem em regiões polares, puderam ser vistas nos mais diferentes lugares do mundo, a jogo de cores nos seus chegou a ser mais intenso que o brilho lunar.

Depois disso, outras tempestades já aconteceram, 1921,1960, 1989, esta última, embora bem mais fraca do que de a de 1859 , causou prejuízo mais sustancial,  destruindo uma série de transformadores no Canadá. Muitos estudiosos temem que estejamos a beira de um novo fenômeno solar cataclísmico,  isso porque, o sol passa por um período de baixa atividade, parecido com a registrada nos tempos precedentes às tempestades anteriores.

Uma tempestade das proporção da de 59 poderia ser desastrosas para a contemporaneidade, estudos feitos apontam que levaríamos cerca de dez anos para nos restabelecer, da forma que o planeta está  hoje. Quase tudo atualmente funciona com princípios energéticos e é sobre esse meio que a onda prótons impõem seus efeitos mais danosos.

Celulares, Computadores, tabletes, Internet, meios de comunicação correriam o risco de serem destruídos, não é só isso, nossos carros, a iluminação, pública e ate o sistema hídrico sofreria duras perdas. Simplesmente toda a correria moderna que parece eterna e incansável, toda a cadeia consumista teria que parar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.