Resumo Libertação dos Escravos no Brasil

O Brasil é um país que teve sua colonização realizada por portugueses no início do século XVI. Essa nova população que se apropriavam do território brasileiro, optaram por escolher um modelo escravista para que erguessem suas riquezas sem que tivessem muitos custos em relação a essa produção e a outros diversos serviços prestados para o seu bem pessoal e de sua família.

Antes de trazerem povos africanos para o país, os portugueses tentaram fazer com que as tribos indígenas que já habitavam na região, realizassem esse trabalho. Porém a Igreja Católica interviu nesse processo, fazendo com que o tráfico de escravos começasse nesse momento.

Por possuírem grande prática em trabalhos braçais, os africanos foram tragos para o Brasil para fazer inúmeros serviços, realizados em todas as áreas disponíveis para a expansão da riqueza dos capitalistas e para o conforto de vida de suas famílias.

Esse povos vinham de seu país até o território brasileiro nos porões dos navios negreiros e por esse motivo, muitos deles não conseguiam sobreviver e morriam no longo da viagem. Ao serem desembarcados no Brasil, eram disputados e comprados como se fossem mercadorias pelos senhores de engenho e pelos grandes fazendeiros.

A humilhação, a violência e a crueldade foram utilizadas como forma de “domesticação” desses cidadãos escravizados, onde todos tinham que obedecer as ordens de seus patrões e capatazes para proteger a si e a sua família. Muitos sofreram diversas agressões e até mesmo morreram por desobedecer as regras de seus donos. Nesse período também dizem que foi inventada a capoeira, uma prática de dança e luta inventada por esses escravos para se defenderem das impunidades que sofriam e defender seu povo.

Fim da escravidão no Brasil

Naquele momento, a escravidão mesmo vista por alguns como uma barbaridade, era considerada um ato normal entre os capitalistas – que comandavam toda a sociedade. Os escravos por quase 300 anos, foram os principais responsáveis pelo avanço da economia do país.

Muitos habitantes se revoltavam com essa prática escravista, mas apenas na metade do século XIX que os passos para a libertação dos escravos começaram a ser implantados. Um dos principais destaques nesse processo foi Joaquim Nabuco, um dos nomes mais exaltados do grupo de abolicionistas nesse período.

Joaquim Nabuco
Joaquim Nabuco

1850

Esse foi o primeiro passo para a abolição da escravidão, onde o tráfico desses povos já não era mais aceito no Brasil.

1871

Nesse período, foi promulgada a Lei do Ventre Livre no país, onde todos os filhos de escravos que nascessem a partir dessa decisão, seriam livres.

1885

Nesse ano foi promulgada a Lei dos Sexagenários ou Lei Saraiva Cotegipe, onde alguns benefícios eram destinados aos escravos que possuíam mais de 65 anos de idade.

1888

Apenas no dia 13 de Maio de 1988, a princesa Isabel, filha de Dom Pedro II, criou e promulgou a Lei Áurea, que dava a liberdade total a esses escravos e abolia de uma vez por todas esse processo do Brasil.

Princesa Isabel
Princesa Isabel

Apesar do fim da escravidão, os abolicionistas não tiveram a consciência de reintegrar esses indivíduos a sociedade. A partir de então a discriminação e a exclusão econômica persistiam em conviver junto a esses povos e desde esse período – século XX -, os negros encontrados no Brasil – e diversas outras entidades – lutam pelos seus direitos, para que nenhuma desigualdade seja aceita em meio de uma sociedade considerada então como livre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.