Qual o animal mais rápido do mundo

Em toda a Terra, é possível encontrar várias espécies de animais, cada uma com suas especialidades e características. O animal mais rápido do mundo considerado por inúmeros pesquisadores após anos de pesquisas é uma ave, que se chama Falcão-peregrino.

Falcão-peregrino

O Falcão-peregrino não possui lugar certo para morar pois é uma ave migratória. Os únicos lugares que ele não gosta de habitar e que é muito difícil de encontrá-los são em locais que possuem o ambiente seco, em florestas tropicais e em lugares muito gelados. Normalmente sua migração é feita em bandos, onde costumam passar pelos rios e pelo mar.

Essa ave possui hábitos noturnos, mas também é possível que sejam vistas durante o dia. Costuma se alimentar de pássaros, morcegos, roedores, esquilos e pequenos répteis. O mais consumido de todos são os pombos e por esse fator essas aves são muito encontradas em regiões urbanas. Nas cidades, os lugares favoritos do Falcão-peregrino são os prédios mais altos pois dão a eles uma visualização melhor para a fazer a sua caça. Na natureza, o lugar mais fácil de visualiza-lo são nas montanhas, em meio as rochas e próximos a vales e rios.

A ave tem porte médio e pode chegar a até 387 quilômetros por hora. O seu tempo de vida é normalmente de 13 anos, mas podem chegar até uma idade de 25 anos. As fêmeas podem chegar a pesar 900 gramas, enquanto os machos apenas 600 gramas.

A reprodução desses animais é feita de forma sexuada, isto é, realizada com a relação entre uma espécie macho e outra fêmea.

Falcão-peregrino se alimentando

Os predadores naturais dessa ave são as corujas, as raposas, os felinos, as águias-reais, o falcão-gerifate e os ursos. Mesmo ainda sendo muito vista, houve uma diminuição da espécie Falcão-peregrino, sendo os fatores principais o envenenamento, a caça ilegal, o roubo dos seus ovos, as mortes provocadas pelas doenças dos pombos que comem, colisões com as linhas de transporte de energia e por causa da destruição do seu habitat natural.

Curiosidade

Na América do Sul, existe uma espécie parecida com o Falcão-peregrino, porém ela é um pouco menor, tem por nome falcão do peito laranja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.