Qual fato marca o inicio da exploração do continente americano pelos europeus

Na tentativa de descobrir uma nova rota para os territórios da índia – principal fonte comercial da época para o europeus – o desenvolvimento marítimo, principalmente dos países ibéricos – Portugal e Espanha – foi evidentemente consagrado. Os impostos de fronteiras otomanas atrapalhavam a trajetória por terra e encarecia ainda mais os produtos.

Após várias tentativas e a intensa busca por rotas marítimas, o navegador Cristóvão Colombo desembarcou numa ilha desconhecida – hoje, capital da República Dominicana -, a qual a primeiro momento pensou que fosse território indiano. Logo percebeu que não se tratava de nenhum território conhecido pela Europa e apesar da ilha já conter habitantes, chamou-a de Hispaniola. Isso aconteceu em 1492.

Chegada de Colombo em Hispaniola
Chegada de Colombo em Hispaniola

Um ano depois desse fato, Colombo é encarregado de estabelecer colônia de Hispaniola onde se inicia de fato a exploração dos continentes americanos pela Europa. Apesar de ainda estar em um estágio muito primário, a exploração da vida humana deu-se como todo o período seguinte daria-se. Os espanhóis que desembarcavam em Hispaniola estavam em busca de riquezas para si e para seu país.

Convém dizer que, para ir até Hispaniola, bastava apenas “entrar no navio e esperar que chegar”. Essas viagens marítimas eram as mais perigosas e duras possíveis. As pessoas que escolhiam esse destino eram conhecidas por sua “grossa ventura”  e coragem, atributos que lhes deram status de “conquistadores e heróis” nas histórias nacionalistas.

Ao passo que, o processo de enriquecimento na América era árduo e sofrido por parte dos europeus, visto que todas as condições contribuíam diretamente para sua desventura ou infortúnio. É claro que esses motivos não justificam a matança desenfreada dos indígenas em busca de ouro, mas denota uma forma diferente de olhas para esses agentes.

A exploração inicia-se com base em recursos minerais e outros exóticos encontrados na América. A colonização portuguesa, iniciada alguns anos depois em terras atualmente brasileiras também seguiu o mesmo modelo inicialmente com a extração do pau-brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.