Qual era o centro do universo no pensamento medieval

Ao observar atentamente a história e o movimento renascentista, podemos analisar dois importantes conceitos que constituem ideias opostas, mas que fundamentaram tanto a Idade Média quanto a Idade Moderna, tal como o Teocentrismo e o Antropocentrismo.

Teocentrismo

Esse é um dos conceitos que marcaram o período da Idade Média. Santo Agostinho era tido como um dos mais influentes teólogos da época. Ele foi  responsável por realizar diversos estudos sobre a salvação espiritual e a condição do homem no mundo. Através de várias pesquisas, Agostinho determinou que o homem fosse corrompido pelo pecado original, fazendo assim com que ele fosse agregado a condição de criatura mortal, inferior e imperfeita.

Diferença entre antropocentrismo e teocentrismo
Teocentrismo x Antropocentrismo.
(Foto: Reprodução)

A partir desse momento e dos conceitos já analisados, o pensamento medieval se voltava para Deus, onde o mesmo era considerado o centro do universo. Um bom exemplo disso era a forma como os medievais agiam na época (dizeres que viraram ditados modernos posteriormente), explicando todo e qualquer fenômeno natural como sendo a vontade de Deus.

A figura divina nesse instante foi considerada o centro do universo, devido a grande influencia da igreja Católica e os seus marcos dentro e fora do monopólio.

Antropocentrismo

Esse conceito é tido como o marco da Idade Moderna, devido o surgimento do momento  renascentista, em que o homem era considerado o centro de todo o universo delineando  sua postura, os seus sentimentos, entre outros fatores. Tudo isso se manifestou em várias obras de arte do movimento. O homem medieval agora deixava para trás o seu comportamento místico e subordinado religioso em troca da figura da figura humana.

Pesquisadores afirmam que a nova teoria surgiu em resposta aos modos de agir e pensar que os povos tinham durante a Idade Média, sendo influenciados pela igreja.

No século XII já era possível observar ideias greco-romanas com traços baseados nos conceitos e teorias do antropocentrismo. Um grande marco aconteceu cerca de um século depois, em que Santo Tomás de Aquino, influenciado por Aristóteles, apresentou que o homem como uma criatura privilegiada e notada de razão.

As modificações em relação aos conceitos vistos de séculos em séculos são abundantes, mas grandes filósofos afirmam que o antropocentrismo é uma das principais características dos seres humanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.