Circulação do sangue resumo

O sistema circulatório é um dos mais importantes componentes do organismo. Ele é responsável por realizar o bombeamento do sangue para todo o corpo (através das artérias, do coração e dos vasos sanguíneos), proporcionando equilíbrio ao indivíduo e a manutenção da sua vida.

Funcionamento da circulação sanguínea no corpo
Circulação sanguínea.
(Foto: Reprodução)

A circulação sanguínea se refere ao movimento de um fluído ao longo de um circuito que se encontra fechado. O bombeamento faz com que o sangue seja enviado do coração para as artérias, onde este ciclo se torna repetitivo constantemente. Esse processo acontece em circuitos separados anatomicamente, de maneiras singulares, possuindo ainda algumas funções diferentes, sendo elas:

» Circulação sistêmica (grande circulação): realiza o transporte dos nutrientes e do oxigênio para todos os tecidos do corpo, transporta as hormonas para seus órgãos alvo, recebendo ainda os materiais finais do metabolismo para que sejam excretados.

» Circulação pulmonar (pequena circulação): permite que o organismo realize as trocas gasosas em forma de anidro carbônico e oxigênio.

O coração é um dos principais órgãos do corpo. Ele funciona como uma bomba, fornecendo pressão ao sangue para que este circule por todo o organismo através dos vasos sanguíneos. Essa pressão só se torna maior quando os vasos não possuem muitas ramificações.

Curiosidade

O percurso do circuito sanguíneo só pode ser refeito após as trocas gasosas entre o gás carbônico e o oxigênio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.