Gonçalves Dias obras e vida Modernismo

Gonçalves Dias foi um importante personagem da história brasileira que contribuiu continuamente para a arte e a cultura brasileira, junto a grandes nomes como José de Alencar e Machado de Assis.

A história e obra de Gonçalves Dias marcaram a primeira fase do Romantismo no Brasil, dando início e base a um dos grandes movimentos artísticos do país. Apesar de romântico, várias de suas obras serviram de inspiração ou base para o Modernismo vários anos depois.

História

Gonçalves Dias era filho de um importante comerciante de esposa mestiço, nascido nas terras de Jatobá em 1823. Desde cedo teve contato com burocracias, administração e outros conhecimentos ligados ao comércio.

Gonçalves Dias pitura de seu retrato
Gonçalves Dias

Mesmo até trabalhando na loja de seu pai, Gonçalves Dias já tinha um gosto pelos estudos e matriculado em um colégio particular, pôde estudar latim, francês e filosofia.

Indo para Europa, completou os estudos e se matriculou na Universidade de Direito de Coimbra, onde bacharelou-se em 1845 e retornou ao Brasil. Em Coimbra, adquiriu o gosto pelo romantismo com seus amigos portugueses dos grupos O Trovador e Gazeta Literária dos quais participou.

Foi em sua estadia em Coimbra que lhe permitiu escrever a famosa obra Canção do Exílio, como fruto de sua saudade do Brasil e dos ideais nacionalistas e patrióticos. Logo ao voltar para o Brasil, assim como todo bom poeta romântico, conheceu sua fonte de inspiração e amor idealizado, Ana Amélia Ferreira Vale.

No Rio de Janeiro, trabalhou como jornalista em muitos importantes jornais como a Gazeta Oficial, lecionou como professor de história e latim no Colégio Pedro II, além de ter produzido diversos textos e peças teatrais.

A Pedido do Governo de São Luis, Gonçalves Dias retorna a cidade onde aproveita a ocasião para pedir Ana Amélia em casamento. O pedido foi negado pelos pais da moça devido a origem mestiça do poeta.

Ao voltar ao Rio de Janeiro se casou com Olímpia da Costa e foi para Europa realizar estudos para melhorar a educação brasileira. Foi convidado a participar da Comissão Científica de Exploração onde percorreu grande parte do Norte brasileiro.

Em 1862 teve de regressar a Europa em busca de um tratamento de saúde que não foi bem sucedido. Retornou ao Brasil no navio Ville de Boulogne que naufragou na costa brasileira em 1964 onde todos sobreviveram exceto o poeta por estar agonizando em seu leito no momento do naufrágio.

Modernismo

Apesar de Gonçalves Dias ter sido dos movimentos românticos brasileiros, suas obras entraram no imaginário dos próximos grandes poetas que o citaram no modernismo sejam em paródias críticas ou em obras inspiradas.

Principalmente a Canção do Exílio, alguns versos serviram até de inspiração para compor o hino nacional brasileiro e de base para demais textos modernistas anos depois.

Suas principais obras são: Canção do Exílio, Ainda Uma Vez – Adeus, Sextilhas de Frei Antão, Seus Olhos, Os Timbiras, I-Juca-Pirama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.