Química alimentar carboidratos, lipídios e proteínas

Os alimentos são compostos de varias formações químicas, essas formações são identificadas e dividias em grupos. Entre as principais divisões dos alimentos estão os carboidratos, lipídios e as proteínas, onde cada um destes exerce uma função no corpo e sofrem transformações. Veja a seguir suas principais características.

Carboidratos

Os carboidratos são uma das nossas principais fontes de energia, estão presentes na maioria dos alimentos que estão na base da pirâmide alimentar. Em geral podemos classificar os carboidratos como os glicídios, amidos ou açúcar. Pode citar como exemplo de alimentos com carboidratos, os cereais, doces, pães, etc. Os carboidratos são utilizados pelo corpo como fonte de energia, eles se concentram  principalmente na contração muscular e podem ser armazenados na forma de glicogênio.

química
Aula experimental sobre química dos alimentos
(foto: reprodução)

Lipídios

Os lipídios serão uma fonte de energia ainda mais poderosa do que os carboidratos, cerca de 2 à 3 vezes mais poderoso do que os carboidratos. Elas são fornecedoras de energia, mas são geralmente usados pelas células em seu processo de respiração. Os lipídios são encontrados em açucares, óleos, celuloses, etc. Eles são aquelas verdadeiras camadas de gorduras que ficam acumuladas, por isso também atuam como isolantes térmicos.

Proteínas

As proteínas são substâncias essenciais para o ser humano, elas são formadas por aminoácidos e desempenham varias funções no corpo, são responsáveis pelas reações metabólicas e capacitam a formação de outras moléculas, por isso é uma das principais substâncias quando o corpo necessita de uma regeneração. Também exercerão outras funções primordiais como transporte de substâncias, hormônios, agente protetores, etc.  As proteínas são encontradas principalmente na carne, leite, soja, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.