Eletrização por Contato: Desenhos, Exercícios, Explicação e Exemplos

A Eletrização por Contato acontece quando há trocas elétricas entre dois ou mais materiais condutores mediante simples contato. um material passa elétrons para outro, de forma que ambos fiquem positivamente carregados.

Considerando que um material condutor Alfa positivamente carregado esteja disposto próximo ao material condutor Ômega, este neutro. Ao entrarem em contato, o material Alfa atrairá parte dos elétrons mo material Ômega, que com a perda, ficar á positivamente carregado. No processo, o material Alta continuará positivamente carregado, porém com uma carga menor que a inicial.

Simbologia do condutor

Se o material Alfa estivesse negativamente carregado, ou seja, com mais elétrons que prótons, e o material Ômega estivesse neutro, a perda de elétrons partiria do material Alfa, que continuaria negativamente carregado – porém, com carga menor que a incial – e o material Ômega passaria de neutro a negativamente carregado.

Exercícios

1) Considere uma esfera neutra próxima a uma haste metálica e positivamente carregada. A esfera é ligada com um fio a terra e logo depois de retirado o fio, a haste metálica também é retirada de perto. O que aconteceu com a bola neutra?

2) Um material neutro sofre contato com um pano. Logo após isso, esse mesmo material repele uma esfera negativamente carregada. O que pode ter acontecido com o material neutro?

Respostas: 1) A bola ficou negativamente carregado por contato com a terra, que tem carga negativa. 2) O material foi carregado negativamente com o pano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.