Alfaçe hidropônica

A Hidroponia consiste num método de origem oriental desenvolvido primeiramente em meandros da segunda guerra mundial, onde os vegetais são  cultivados sobre uma solução composta por água e os nutrientes primordiais para a maturação das plantas. Entre as vantagens desse sistema estão  possibilidade de maior controle das substancias presentes na solução e  a evitação de pragas transmitidas, principalmente pelas raízes em contato com o solo. Seu cultivo pode ainda ser feito em locais fechados e assim os vegetais se livram dos impactos climáticos.

Cultivo de Alface hidropônica
Exemplo de cultivo hidropônico do alface

Uma das plantas mais viáveis ao fomento hidropônico é o alface, para este a melhor forma de manejo é o sistema flutuante que apresenta melhor custo/benefício. Segundo estudos feitos na Argentina o meio fluido onde as raízes estarão dispostas precisam estar em constante oxigenação para que se consiga isso de forma satisfatória o vegetal não pode flutuar diretamente sobre a aguá  mantendo-se por conseguinte uma distancia mínima de 2 cm da solução.

O valor gasto é muito baixo se comparado com o retorno que o sistema trás e os materiais utilizados na empreita do projeto são simples.

O cultivo de alface é a peça mestral para agricultores que desejam iniciar a cultura de hidropônicos,  no Brasil o sistema quase que beira a perfeição, já que o alface é um produto de grande aceitação no mercado nacional, a produção apresenta alto índice de produtividade, além do escasso contingente de pragas na hortaliça. O produtor tem ainda o auxilio do Centro de Produções Técnicas (CPT) que desenvolveu um compêndio com as principais pragas e formas de tratamento.

A principio os gastos com a produção pode ser um tanto elevado, não tanto no valor monetário mas em relação a mão-de-obra, nesse tipo de agricultura o produtor deve estar sempre atento, pois uma planta doente contamina todas as outras, então o mesmo deve ter o mínimo conhecimento agronômico. Exigindo, consequentemente, uma dedicação singular. Mas, as vantagens se dão na alta produtividade, desnecessidade da rotação de cultura e cuidados, diminuição de defensivos e ainda a fácil implantação, já que o solo não precisa ser de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.