Doenças genéticas mais comuns do século 21

O corpo humano possui uma complexidade incrível de órgãos, tecidos e sistemas, onde cada uma das suas particularidades desempenha uma função essencial para o bem estar dos indivíduos, mas quando transtornos acometem alguma região, os incômodos surgem atrapalhando constantemente o dia a dia do enfermo.

Parte deles são descritos como doenças genéticas, que são classificadas na área médica como os distúrbios que acometem o material genético, fazendo com que erros sejam apresentados pelos genes. Suas alterações são bastante confundidas com as de caráter hereditário, mas é importante que essa distinção aconteça sempre, já que nesse último caso trata-se de patologias herdadas.

Doenças genéticas do século XXI

Mesmo com o avanço das pesquisas médicas, milhares de pessoas no mundo estão apresentando agravamentos em seus quadros de saúde, onde boa parte do seu organismo encontra-se acometido por uma ou mais patologias, sendo algumas delas leves, moderadas, graves e algumas degenerativos. Veja:

Doenças genéticas mais comuns do século 21
Criança com Síndrome de Down.
(Foto: Reprodução)

» Autismo;
» Síndrome de Down;
» Epilepsia;
» Hipertensão;
» Diabetes mellitus;
» Obesidade;
» Fibrose Cística;
» Alzheimer ;
» Artrite reumática;
» Osteoporose;
» Doenças cardiovasculares;
» Mal de Parkinson;
» Anemia falciforme;
» Doença de Huntington;
» Doença de Tay-Sachs;
» Fenilcetonúria;
» Hemofilia A;
» Talassemia;
» Síndrome de Marfan;
» Cardiopatias congênitas;
» Cânceres.

Causas

Os motivos que mais proporcionam a manifestação dessas enfermidades são o estresse, a má alimentação, infecções, a radiação, tumores, modificações do material genético, uso de substâncias químicas durante a gestação, contato com micro-organismos ofensivos para a saúde.

Diagnóstico

É de extrema importância que os pais e familiares mantenham total atenção no desenvolvimento da criança e procure auxílio médico assim que constatar qualquer tipo de alteração nos seus sentidos, comportamento e desenvolvimento. Através do diagnóstico precoce é possível conter a maioria dos incômodos apresentados e na maioria dos casos, conter a piora do quadro do paciente.

Graças ao maior aprimoramento dos geneticistas mundiais, do avanço tecnológico e da ciência, os métodos de análise, classificação e diferenciação das doenças genéticas estão mais específicos e claros. Os exames ministrados para essa área geralmente são a anamnese cuidadosa, recursos laboratoriais de praxe e a coleta de amostra de tecido ou fluido do corpo humano.

Curiosidade

Atualmente já existem testes genéticos que podem ser manipulados na 9° semana gestacional, que retira uma pequena amostra do sangue da mãe e de fragmentos do DNA do feto. O mais interessante é que os resultados desses procedimentos possuem 99,9% de precisão e por isso pode indicar se a criança terá ou não problemas especiais.

Toda essa dinamização ajuda os médicos a projetar melhor o pré-natal da mulher, diminuindo as chances da doença se desenvolver ou até mesmo preparando os pais para a criação do bebê após o nascimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.