Fc Noticias » Universo Feminino » Posição correta para dormir na gravidez

Posição correta para dormir na gravidez

Na gravidez, a gestante adquire alguns desconfortos a medida em que o bebê cresce dentro da barriga, mas é possível melhorar essa situação adotando hábitos práticos de vida. No artigo estão algumas dicas de como melhorar a posição pára dormir nessa fase.

     

Como naturalmente ocorre, a gestante adquire alguns desconfortos durante a gravidez, justamente por causa das mudanças biológicas e físicas e que está condicionada. Ao prosseguir os meses gestacionais, a mulher acaba recebendo peso extra que comprometem sua locomoção e adaptação em diferentes situações, como levantar, andar, sentar e/ou deitar.

Os incômodos acontecem porque o peso excedente mais evidente na parte frontal do corpo, sobrecarrega a coluna lombar, o que por consequência aumenta as curvaturas da mesma e dos membros inferiores, por isso a incidência de edemas e varizes. Outros sintomas como fadiga, indisposição e o enfraquecimento dos ligamentos articulares, também pode vir a acometer a gestante.

gravidez

Quando a gestante se deita de barriga para cima, seu sangue bombeia menos oxigênio, prejudicando a saúde do bebê.

Ao final da gestação as dores e desconforto tendem a aumentar, principalmente no momento de dormir. Por causa desses inconvenientes, a mulher precisa adotar alguns hábitos de vida que irão facilitar sua passagem por esse período. As adaptações da rotina diária devem favorecer a postura, pois essa é a grande dificuldade sentida em uma gravidez. Ao se deitar, a melhor forma indica é se manter virada de lado, de preferência do lado esquerdo.

Essa posição é recomendável porque ajuda a impedir que a veia cava inferior localizada do lado direito, seja compressada, em especial no 3º trimestre da gestação, ainda dessa maneira, a gestante pode enviar mais oxigênio e nutrientes para o bebê. A utilização de um travesseiro disposto na cabeça, desde que seja na altura dos ombros e um outro entre os joelhos, é ideal como forma de manter as pernas ajustadas sem sobrecarregar a coluna lombar.

Dormir de barriga para cima ou virada para o lado direito pode causar um bloqueio de ar, uma vez que o sangue bombeará uma quantidade inferior de oxigênio para o corpo, isso inclui o útero. O bebê se sente incomodado, e por consequência se agita cada vez mais, mesmo não causando danos futuros, esse desconforto momentâneo não precisa ser sentido.

Textos Relacionados:


Quer comentar ?