Fc Noticias » Saúde » Como tratar a sinusite

Como tratar a sinusite

A sinusite é uma doença que atinge uma quantia considerável de toda população, veremos nesse texto o que é essa infecção, quais os seus sintomas, quais tratamentos podem ser feitos e como evitá-la.

     
Seios nasais

Seios nasais

A sinusite é uma doença provocada por fungos e bactérias, que afetam os seios nasais fazendo com que a produção de mucos encontrados na região aumente de volume, provocando alergias, inflamações e infecções.

Com isso, a pessoa pode sentir dificuldade para dormir, dor de cabeça demasiada e congestionamento nasal. O período varia de pessoa para pessoa, dependendo do grau da infecção.

Sintomas da sinusite

* Espirro;

* Entupimento das vias nasais;

* Tosse;

* Fadiga;

* Congestão nasal;

* Dor de cabeça;

* Secreção nasal;

* Perda do olfato;

* Dor de garganta;

* Febre;

Dor de cabeça

Dor de cabeça

* Mal hálito;

* Resfriado.

Causas da Sinusite

As principais causas da sinusite são o acúmulo de muco, fazendo com que as bactérias e fungos se proliferem nos seios nasais, bloqueio da saída de muco em função do mal funcionamento dos cílios dos seios, resfriados e alergias, septo nasal que desvia a sua parede cartilaginosa na narina, osteófito que significa a proliferação demasiada do tecido ósseo próximo a região infectada ou pólipo nasal, que são pequenas bolsas de tecidos inflamados dentro do nariz ou no seios nasais.

A sinusite é classificada em 3 estágios:

* Aguda: duração dos sintomas por até 4 semanas;

* Sub-aguda: quando duram entre 4 e 12 semanas;

* Crônica: quando duram 3 meses ou mais;

* Aguda recorrente: quando o paciente tem 3 ou mais sintomas e crises de sinusite no ano.

Ela pode se manifestar de 3 formas:

* Alérgica: dor nos ossos da face, coriza, tosse e espirros;

* Infecciosa: dor na região dos seios da face, secreção e febre;

* Traumática: dor no maxilar e entupimento das vias nasais, causado por mudança de pressão – quando se viaja de avião ou quando se mergulha.

Resfriado

Resfriado

O tratamento é feito de diversas formas, tanto por vias médicas, quanto por soluções caseiras, mas tudo depende do caso em que o paciente se encontra. Antes de tomar qualquer iniciativa, procure um médico especializado na área para que ele avalie qual estágio de sinusite está manifestando nos seios nasais e qual o melhor tratamento. Os sintomas de sinusite aguda pode durar até 14 dias, já a sinusite crônica recebe cuidados entre 3 á 4 semanas.

Tratamentos

* Pano úmido ou quente várias vezes por dia no rosto;

* Spray com solução salina;

* Inalar vapor, fazer nebulização;

* Injeções contra alergia;

* Antibióticos;

* Cirurgia;

* Ingestão de líquido e alimentos saudáveis.

Fazer nebulização

Fazer nebulização

O uso de antibióticos devem ser ministrados por receita médica. Essa doença pode se manifestar em todas as idades.

Se algum desses sintomas for constatado, é indicado que o paciente evite ter contato com poluentes, objetos e substâncias que podem dar alergia, evitar viajar de avião, mergulhar, não expor o corpo a mudanças extremas de temperatura, evitar fumar ou ficar perto de fumantes e evitar ambientes com ar condicionado.

A sinusite deve ser tratada com acompanhamento médico pois ela pode se agravar causando abcesso, infecções na pele – principalmente ao redor dos olhos -, meningite e infecção óssea.

Textos Relacionados:


Quer comentar ?