Água e os Nutrientes

A água e os nutrientes são fatores importantíssimos para a sobrevivência, crescimento e saúde humana. São responsáveis pelo funcionamento do corpo, pela prevenção contra doenças, pela regularização dos componentes que protegem toda a estrutura corporal.

Um corpo saudável tem que ser bem hidratado e bem alimentado para que na fase de digestão, os nutrientes sejam bem absorvidos.
Vida saudável

A água, é composta por 2 moléculas de hidrogênio e 1 de oxigênio, é responsável por mais de 50 % do peso do corpo humano, pelo bom funcionamento dos rins, pela hidratação de todos os sistemas e tecidos e pela regulamentação térmica do corpo. A água é responsável por levar os nutrientes de uma localidade do corpo para várias outras, fazendo assim que o corpo funcione bem.

Bom funcionamento do corpo

Os nutrientes são encontrados nas vitaminas, nas gorduras, nos hidratos de carbono, nas fibras, nos minerais e nos oligoelementos.

São partículas acumuladas no corpo depois da ingestão de alimentos, que ao passarem pelo processo de digestão transformam e separam as partículas benéficas para aproveitamento no corpo, fornecendo crescimento, imunidade, corpo estável e vida saudável.

Os nutrientes são divididos em:

* Macro: são as substâncias que precisamos com mais volume, são encontradas em alimentos que contém hidrato de carbono e gordura;

* Micro: são as substâncias que precisamos com menos volume, são encontrados nas fibras, proteínas, minerais e nos oligoelementos.

Mesmo que o corpo necessite de mais macronutrientes do que de micronutrientes, é necessário que ambos sejam consumidos regularmente – mas sem exagero – para que o corpo se mantenha sempre saudável.

A água e os nutrientes tem 3 funções principais:

* Função construtora: funciona como base de construção das estruturas do corpo;

* Função energética: responsável por proporcionar energia para o corpo para que faça movimentos e corresponda as reações do organismo;

* Função reguladora, protetora e ativadora: funciona como combatentes de doenças, além de ativar e regulas as reações essenciais do organismo.

Além de serem tão benéficos á saúde, á água e os nutrientes são extremamente importantes e essenciais para uma boa formação e manutenção do corpo.

Nutrientes e água

Dicas

* Ao fazer refeições, mastigue bem os alimentos, assim a digestão será mais fácil e os nutrientes serão mais aproveitados;

* Beba água regularmente durante o dia, um corpo hidratado evita ressecamento, desidratação e doenças como infecção de urina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.