Como abandonar o cigarro

O ser humano, desde que se tem notícia, tem uma relação forte e íntima com as drogas e entorpecentes encontrados na natureza. A relação do homem com essas propriedades químicas do meio natural foi se dando por motivos diversos e sempre carregados de significados. Muitos desses motivos eram vinculado as questões religiosas de cada povo, a medicina, as formas de tirar o stress, entre outros.

Fato é que o contato com entorpecentes já dura milhares de anos e o homem até hoje vem consumindo esses materiais – mesmo que hoje de formas diferentes ou com sentido diferente – causando um suposto problema de saúde pública para os estados nacionais espalhados pelo mundo. As drogas consideradas mais agressivas a saúde ou com potenciais destrutivos as outras pessoas tem o uso limitado ou proibido por lei em vários lugares.

Porém, não é de se negar que muitas das drogas legalizadas pelos governos são totalmente destrutivas ao ser humano e estão ligadas a uma imensa indústria que alimenta os comércios todos os anos. A proibição dessas drogas é dificultosa devido a pressão dessa indústria mundial e da perda de milhares de dólares, além do fechamento de fábricas e milhares de pessoas sem emprego.

O cigarro comum, derivado do tabaco, é uma dessas drogas legalizadas consumida em larguíssima escala pelo mundo. Surgido na modernidade para afirmar autonomia e status social, o tabaco moderno teve propagandas que induziam seu uso e iludiam os consumidores com supostos benefícios a saúde pelo hábito de fumar.

O tabagismo é uma prática de milhões de pessoas em todo o mundo.
O tabagismo é uma prática de milhões de pessoas em todo o mundo.

A herança do fumo foi passada de pai para filho durante os anos e hoje, com todas as informações acerca dos malefícios trazidos pelo tabagismo e com a confirmação destas a exemplos reais, muitas pessoas tem lutado para largar o vício e viver uma vida com mais qualidade e perspectiva. Para isso, existem algumas dicas preciosas que podem ajudar na luta contra o vício:

Decida que realmente quer parar de fumar: A  concepção dessa ideia lhe dará foco em suas atividades e atitudes. A pessoa que decidir largar o cigarro deve manter a decisão como foco de sua vida. Isso envolve uma determinação que custará o abandono de vários hábitos e costumes em vários aspectos da vida.

Evite alimentos gordurosos, doces e café: O efeito de todos é o mesmo. Aumentam a vontade de fumar. Médicos confirmam que a ingestão de alimentos doces ou gordurosas só piora o quadro de quem quer parar de fumar. O café também é um agente intimamente ligado ao vício de fumar. O abandono desses alimentos pelo menos nos primeiros meses de luta ajudará bastante e evitará recaídas.

Tente se distrair: Ficar parado esperando que a vontade de fumar passe não dará nenhum resultado positivo. O ideal é se planejar e tentar estar em atividades diferentes todo o tempo. Isso o fará esquecer do cigarro e impedirá que a vontade surja por longos períodos de tempo.

Beba água: Vários médicos concordam que a ingestão de água diminui a vontade de fumar quando esta esteja incontrolável. O ideal é espalhar vasilhames de água pela casa e pelo ambiente de trabalho. Quando a vontade de fumar vier, beba uns goles de água e volte a fazer o que estava fazendo.

Faça exercícios físicos: Os exercícios físicos diminuem significativamente a vontade de fumar. Além disso, eles o ajudarão a recuperar a saúde e o fôlego perdidos durante os anos de tabagismo. Mas cuidado. Não abuse dos exercícios , é possível que os anos de fumante possam ter danificado o sistema respiratório.

Controle-se: É importante saber que para parar de fumar não é necessário médicos ou especialistas na maioria dos casos. Várias pessoas conseguiram se livrar do vício com essas técnicas e com muita motivação. Se o indivíduo consegue passar os primeiros 3 meses sem fumar, os próximos serão mais fáceis e controláveis até que a mente e o corpo se acostumem com a ideia que fumar é coisa do passado. Porém, não se engane. Parar de fumar é uma luta eterna. Mesmo tendo total controle, é provável que venha a vontade de fumar “só um cigarrinho” algumas vezes na vida. Resista a todas elas e continue firme na decisão.

Mude seus hábitos: Geralmente as pessoas atribuem hábitos ao vício de fumar. Hábitos que transforam a experiência do tabagismo em algo relaxante e prazeroso. Evitar os lugares, posições, situações e motivos para o fumo é essencial para evitar as recaídas.Extinguir totalmente esses hábitos pelos primeiros 3 meses certamente ajudará bastante.

Nunca desista: A maioria das pessoas que conseguem parar de fumar não o fazem da primeira vez. Caso já tenha tido uma tentativa frustrada e caso venha a se frustrar novamente, não desista. Isso é normal na reabilitação e é provável que as primeiras tentativas realmente não deem certo. Leve-as como experiência e não caia nos mesmos erros nas próximas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.