Fc Noticias » Saúde » Adoçantes naturais para diabeticos

Adoçantes naturais para diabeticos

Neste texto veremos que os melhores tipos de adoçantes para os diabéticos são de fabricação artificial, veremos também que existe um componente natural que tem as mesmas funções dos artificiais, além da classificação dos calóricos e não calóricos.

     

Adoçante

O adoçante mais indicado para quem sofre com diabetes são os artificiais, pois os naturais representam um teor muito elevado de sacarose – exceto o Stévia -, fazendo com que o indivíduo continue ganhando calorias, atingindo seu sistema metabológico, já os artificiais não possuem calorias e não prejudicam a saúde.

O principal ingrediente dos adoçantes é o edulcorante, pois ele é a substância que faz com que fique com o sabor doce. Abaixo veremos as classificações dos adoçantes não calóricos e dos calóricos.

* Não calóricos – artificiais (INDICADO PARA DIABÉTICOS)

SUCRALOSE: Não contém contraindicações. Pode ser usado por qualquer tipo de pessoa. Consegue adoçar cerca de 600 vezes mais que a sacarose. Seu sabor é resistente a altas temperaturas;

ACESSUFAME-K: Não é indicado para pessoas com insuficiência renal e deficientes. Ele adoça 180 vezes mais que o açúcar;

ASPARTAME: Não é indicado o consumo para pessoas que sofram da doença de fenilcetonúria, pois ele é feito a base de fenilalanina. Adoça 180 vezes mais que o açúcar;

CICLAMATO DE SÓDIO: Não é indicado para pessoas hipertensas. Adoça 30 vezes mais que o açúcar e é extraído do petróleo, além de não perder o sabor adocicado ao ser colocado em temperaturas baixas ou altas;

SACARINA SÓDICA: Não é indicado para hipertensos e gestantes. Adoça 300 vezes mais que o açúcar, também é extraído de um derivado do petróleo. Pode ser levado a altas temperaturas que seu sabor ainda permanece.

* Calóricos – naturais (CONTRAINDICADO PARA DIABÉTICOS)

STÉVIA: extraída da planta Stevia rebaudiana, que se encontra entre o Brasil e o Paraguai. Adoça 300 vezes mais que a sacarose. É a único adoçante natural que pode ser consumido por diabéticos por não ser calórico.

SORBITOL: extraído de frutas e algas marinhas. Adoça 50 vezes mais que a sacarose;

MANITOL: encontrado em algas marinhas e vegetais. Adoça 70 vezes mais que o açúcar;

FRUTOSE: encontrado nas frutas, mel e cereais. Adoça 173 vezes mais que a sacarose.

Diabético

É indicado principalmente a pacientes que possuam qualquer tipo de doença, que antes de comprar um adoçante que consulte um médico ou um nutricionista para que não faça a escolha de compra errada. Através de uma boa avaliação, será destinado para o seu consumo o adoçante que é mais favorável a você. Esse acompanhamento também é importante para que o paciente saiba fazer a dosagem certa, para que não use adoçante demais.

Dica

Antes de colocar o adoçante, experimente o que irá consumir com o seu gosto natural. Quem sabe você não se adapta ao gosto e diminui o uso do adoçante, fazendo com que você se sinta muito mais saudável?

Textos Relacionados:


Quer comentar ?