Adoçantes naturais para diabeticos

Adoçante

O adoçante mais indicado para quem sofre com diabetes são os artificiais, pois os naturais representam um teor muito elevado de sacarose – exceto o Stévia -, fazendo com que o indivíduo continue ganhando calorias, atingindo seu sistema metabológico, já os artificiais não possuem calorias e não prejudicam a saúde.

O principal ingrediente dos adoçantes é o edulcorante, pois ele é a substância que faz com que fique com o sabor doce. Abaixo veremos as classificações dos adoçantes não calóricos e dos calóricos.

* Não calóricos – artificiais (INDICADO PARA DIABÉTICOS)

SUCRALOSE: Não contém contraindicações. Pode ser usado por qualquer tipo de pessoa. Consegue adoçar cerca de 600 vezes mais que a sacarose. Seu sabor é resistente a altas temperaturas;

ACESSUFAME-K: Não é indicado para pessoas com insuficiência renal e deficientes. Ele adoça 180 vezes mais que o açúcar;

ASPARTAME: Não é indicado o consumo para pessoas que sofram da doença de fenilcetonúria, pois ele é feito a base de fenilalanina. Adoça 180 vezes mais que o açúcar;

CICLAMATO DE SÓDIO: Não é indicado para pessoas hipertensas. Adoça 30 vezes mais que o açúcar e é extraído do petróleo, além de não perder o sabor adocicado ao ser colocado em temperaturas baixas ou altas;

SACARINA SÓDICA: Não é indicado para hipertensos e gestantes. Adoça 300 vezes mais que o açúcar, também é extraído de um derivado do petróleo. Pode ser levado a altas temperaturas que seu sabor ainda permanece.

* Calóricos – naturais (CONTRAINDICADO PARA DIABÉTICOS)

STÉVIA: extraída da planta Stevia rebaudiana, que se encontra entre o Brasil e o Paraguai. Adoça 300 vezes mais que a sacarose. É a único adoçante natural que pode ser consumido por diabéticos por não ser calórico.

SORBITOL: extraído de frutas e algas marinhas. Adoça 50 vezes mais que a sacarose;

MANITOL: encontrado em algas marinhas e vegetais. Adoça 70 vezes mais que o açúcar;

FRUTOSE: encontrado nas frutas, mel e cereais. Adoça 173 vezes mais que a sacarose.

Diabético

É indicado principalmente a pacientes que possuam qualquer tipo de doença, que antes de comprar um adoçante que consulte um médico ou um nutricionista para que não faça a escolha de compra errada. Através de uma boa avaliação, será destinado para o seu consumo o adoçante que é mais favorável a você. Esse acompanhamento também é importante para que o paciente saiba fazer a dosagem certa, para que não use adoçante demais.

Dica

Antes de colocar o adoçante, experimente o que irá consumir com o seu gosto natural. Quem sabe você não se adapta ao gosto e diminui o uso do adoçante, fazendo com que você se sinta muito mais saudável?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.