Descolamento de retina tem cura mas pode causar cegueira

O deslocamento da retina corresponde a separação da membrana fotossensível na parte de trás do olho das suas camadas de suporte. A retina em si não possui nenhum tipo de elemento que a prenda ao globo ocular. O principal responsável por essa função é o vítreo, substância gelatinosa que mantém o contato com as demais estruturas visuais e seus componentes.

Esse deslocamento tem cura quando tratado em seu estágio inicial. Quando os indivíduos deixam de lado essa patologia, pode acarretar a perda da visão, causando a cegueira.

Causas

A retina corresponde a uma fina membrana, delicada e flexível que se posiciona na parte anterior dos olhos. O seu deslocamento normalmente acontece sozinho, sem nenhum tipo de causas subjacentes, porém os indivíduos que tem diabetes, traumas ou qualquer distúrbio inflamatório, tem mais chances de adquirir a enfermidade.

Deslocamento da retina: causas, sintomas, tratamento e prevenção.

Os principais fatores de risco dessa doença são a miopia, a prévia cirurgia no olho, traumas, diabetes, genética e o histórico familiar do indivíduo em relação a esse tipo de deslocamento.

Sintomas

  • » Visão turva e embaçada;
  • » Manchas flutuantes no olho;
  • » Cegueira ou algum tipo de sombra em uma parte do campo visual;
  • » Fotopsias;
  • » Moscas volantes;
  • » Perda gradativa da visão.

Tratamento

O deslocamento da retina é considerado um grande problema pelos médicos oftalmológicos, portanto, o seu tratamento deve ser realizado assim que sintomas começarem a aparecer. A maioria dos pacientes necessitam de processos cirúrgicos imediatos, sendo os principais deles a retinopexia pneumática, a criopexia, cirurgia a laser, a introflexão escleral e a vitrectomia.

Observação: é essencial que esse procedimento seja realizado por um excelente profissional, pois caso a cirurgia seja mal realizada, poderá causar diversas complicações posteriormente.

Prevenção

» Mantenha sempre a glicose controlada, caso você tenha diabetes;

» Use proteções para olhos para prevenir possíveis traumas;

» Realize consultas oftalmológicas pelo menos uma vez por ano para saber como está a saúde da sua visão, principalmente se você se enquadrar em algum dos fatores de risco descritos acima;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.