Tratamento dentario na gravidez

dentes saudáveis
A gravida deve fazer pré natal odontológico

A Gravidez é uma das fases mais excepcionais na vida de uma mulher, nessa época todo o organismo se modifica afim de tornar-se capaz a gerar um novo ser. Para que a maturação do bebê ocorra no tempo correto e sem complicações é preciso ter muito atenção com a saúde geral do organismo.

Por envolver tantos processos fisiológicos muitas mulher compartilham dúvidas quanto aos cuidados    gestacionais, hoje tentaremos esclarecer questões muito frequentes do imaginário feminino quanto a tratamentos bucais durante esse período, sera que representa riscos ?

Problemas bucais e a gravidez 

Segundo estudos infecções dentarias podem interferir no desenvolvimento da gestação, isto acontece porque esses problemas podem desencadear a produção de substâncias que promovem a ruptura da bolsa e o parto prematuro do bebê.

Na prenhez o a boca feminina fica mais suscetível ao afloramento bacteriano, isso se dá por diversos fatores juntos, placa pré-existente, as alterações hormonais, a má higienização bucal e a aumento do consumo de açúcar, estes são alguns dos principais agentes formadores das cáries e da gengivite.

Tratamento dentário na gravidez

A mulher grávida pode e deve fazer tratamento dentário se possível com acompanhamento periódico do profissional  é fato que algumas substâncias como anestesias vasoconstritoras  devem ser evitadas, já que, tudo que é ministrado a mãe chega ao bebê. Com a gravidez a formação de placa é mais comum, retira-la é essencial para o não surgimento de outras doenças, e esse trato é feito pelo dentista.

Para dificultar o acumulo de da placa é importante manter ainda uma boa escovação, incluindo a língua e a bochecha  e não se esqueça de fazer uso do fio dental. Outra dica para manter a boca saudável é ter uma dieta balanceada, o bebê consome muito cálcio na sua formação, se ela tiver uma dieta pobre do mineral consequentemente esse será retirado de suas reservas, inclusive dos dentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.