Receita Estadual MG

tributos

Receita é o montante de renda pertencente aos cofres de uma determinada entidade, proveniente de acúmulo  de capital na forma de dinheiro e de tudo que pode ser convertido em verba. Quando falamos em Receita pública estadual, significa o tudo o que está acumulado em finanças sob tutela governamental, dinheiro advindo da arrecadação, e que deve ser revestido em melhorais sociais.

 A Receita Mineira é uma das maiores do país, no fechamento do ano já havia chegado a casa dos 6,3 bilhões em 2012, e assumindo a vice-liderança em arrecadação no âmbito federal, perdendo apenas para o São Paulo. Mesmo sendo um valor auto ficou abaixo das aspirações mineiras, culpa do mal momento da econômica. A maior fonte geradora de tributos mineira é o ICMS ( Imposto Sobre Mercadorias e Prestação de Serviço) responsável por mais de 50% da arrecadação, por isso, com a estagnação do mercado as contribuições foram parcialmente afetadas.

Na teoria  os impostos deveriam ser revestidos em ações benevolentes a sociedade, obras em infraestrutura, melhoria na saúde e educação, desenvolvimento de projetos sociais, manutenção da maquina estatal, entre outras coisas. O Brasil mais uma vez bate recordes de arrecadação, tendo uma das maiores alíquotas tributarias do mundo, contudo, uma das mais injustas também.

No nosso país o imposto se torna um fator acentuador de desigualdades sociais, o problema maior não está na quantidade de tributos, e sim em como eles são cobrados, aqui as classes menos favorecidas sofrem com a inflação, já que, o imposto sobre bens de consumo  são bem mais altos em relação ao que incide sobre a renda, com isso, quem tem salários menores trabalha para a própria subsistência, isso engessa a economia e não permite a ascensão social, os ricos são favorecidos com essas alíquotas, pois, o impostos sobre bens de consumo é igual para todos, nessa roda maior parte da renda das classes baixas é empregada em tributos.

Outro grande problema no Brasil é a corrupção e a burocracia, o que configura um Estado  barroco, e o poder do povo e subjugado por um teia de ordenamentos, são muitas mãos ate que o dinheiro chegue a seu destino, nesse caminho parte dele se perde na confusão entre o que é público e o que é privado.

Os impostos são sim muito importantes, são eles que o propulsiona do desenvolvimento do país, mas, para que isso acontece não podemos ser gentis com a má administração de nossas contribuições, devemos intender as contribuições como um investimento na nação, e todo investimento anseia retorno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.