Qual foi o presidente deposto pelo golpe militar de 1964 no Brasil

Muito se indaga sobre que vias se consumou o golpe militar que no 1 de Abril de 1964, depondo o até então presidente eleito João Goulart também conhecido como Jango. Uma das maiores discussões é a participação do Estados Unidos no movimento e se aconteceu, o que motivou os norte americanos a aderirem ao ideal golpista.

Imagens da ditadura
Imagens retratam o quão dura foi a ditadura após o golpe de 1964.

Até pouco tempo se acreditava que o golpe de 64 teria sido um levante puramente nacionalista, no entanto, recentemente documentos da inteligência americana vieram corroborar com as suspeitas de muitos pesquisadores sobre a verdadeira participação do Tio Sam. Com os novos fatos vê se que os militares brasileiros estavam auxiliados pelo CIA americana que, com espiões infiltrados analisava os passos de Jango. A inteligência americana, juntamente com a embaixada era a conexão direta entre os revoltos e apoiadores. Outro importante conector entre EUA e Brasil foi o agente da CIA e amigo de Castelo Branco,  Vernon Walters a inteligência maior no intento americano.

Os Estados Unidos analisava o jogo político brasileiro no contexto da Guerra Fria, segundo os novos documentos acreditavam eles que João Goulart vinha se aproximando rapidamente dos ideais comunistas e com um governo cada vez mais distante dos princípios americanos. Jango agia no comercio exterior independente a Casa Branca. Mas, como sabemos para entender processos históricos é preciso ampliar a visão e discutir as multifacetas que se apresentavam no palco. A exportação suco de laranja nacional que neste momento alcançara o status de maior exportador mundial ,ameaçava a industria norte americana no seguimento, outro ponto importante foi a nacionalização do petróleo por Jango e ainda imposição de   sanções para a quantidade de capital que multinacionais poderia retirar do país.

Analisando os novos documentos se vê que não foi necessário o apoio efetivo da armada americana, já que, João Goulart decidiu não resistir a investida golpista, e fugiu primeiramente para o Rio Grande do Sul e posteriormente para o Uruguai. A gota d’água para a queda de Jango foi um comício realizado na Central do Brasil por ele e Leonel Brizola, a explanação avisava sobre as novas medidas do governo brasileiro, entre elas a reforma agrária, a nacionalização de companhias estrangeiras e um novo plebiscito.

Muitas empresas do ramo da comunicação foram apoiadoras do golpe tanto que disseminaram a ideia de que Jango levaria o Brasil a formas de governo semelhantes a cubana e chinesa.Também contou-se com a parceria elitista e ainda de classes mais baixas e alienadas. Após a derrubada do até então presidente assume o General Humberto Castelo Branco, por conseguinte, a  frota militar invadiu as principais cidades, diminuiu ou até mesmo se estagnou a liberdade de expressão dando lugar a censura e a ditadura  no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.