Qual a função do Pâncreas

O Pâncreas é uma glândula de tamanho que varia de 15 a 20 cm e faz parte do sistema endócrino e digestório, está localizado no abdômen logo atrás do estômago, intercalado entre baço, intestino e duodeno. Sua anatomia é formada por cabeça, corpo e cauda e possui funções endócrinas e exócrinas.

No pâncreas ocorre tanto a produção de hormônios quanto de enzimas, e a partir disso podemos dividi-lo em dois grupos, de acordo também com os tipos de tecido, assim obtemos  Ilhéus de Langerhans que forma a parte endócrina, onde ocorre a secreção hormonal e o controle da insulina; Ácino Pancreático, região exócrina que corrobora com o processo digestivo, fabricando enzimas. 95% dos tecidos pancreáticos são exócrinos, ou seja, produz sucos digestivos, cerca de um litro por dia.

pancreas glândula
Pâncreas é uma glândula dotada de funções endócrinas e exócrinas

Em perfeito estado o Pâncreas produz as enzimas necessárias para agirem no momento certo, para que ocorra uma quebra eficiente das partículas dos alimentos ingeridos.  As principais enzimas produzidas pelo pâncreas são:

Amilase- atua na digestão dos carboidratos

Quimotripsina e Tripsina – atuam na digestão de proteínas

Lipase – atua na digestão de lipídios

Na porção endócrina são produzidos hormônios  enviados diretamente para o sangue, nesse âmbito são liberadas pelas células beta a insulina, que atua em diversos seguimentos do corpo como translado de glicose para os músculos, absorção de glicose pelo fígado e controle dos níveis de açúcar. Também é de suma importância os hormônios produzidos pelas células alfa, o Glucagon.

Principais problemas que podem acometer o Pâncreas 

pâncreas
Dizem que a dor resultante da pancreatite é umas das piores que uma pessoa consegue suportar

Câncer de Pâncreas: É uma doença que aparece como maior incidência em indivíduos com idade superior a 30 anos, por ser de difícil diagnóstico e ter ação bastante pujante, muitas vezes resultando em óbito. A chance de cura só é existente nos casos iniciais. Entre os fatores de risco para doença destacamos o tabagismo, alcoolismo, consumo excessivo de gordura e exposição prolongada a agentes químicos.

Pancreatite:

A pancreatite é um tipo de inflamação que surge no pâncreas podendo ser diagnosticada com  aguda ou crônica, também com origem associada ao alcoolismo.

Na pancreatite aguda há uma dor e mato que surgem de repente na região do abdômen irradiando para as costas, também pode causar icterícia e náuseas e vômitos.

Pancreatite crônica, a dor é semelhante a explicitada anteriormente, no entanto nessa a uma degeneração das funções pancreáticas, tendo como sintoma decorrente a diabetes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.