Pontos de Crochê: Mantas de Bebê, tapetes e pano de prato

A técnica do crochê é realizada desde o século XVI. Pesquisadores dizem que ela foi criada através de uma observação da cultura chinesa, o crochê é apenas a renovação do bordado que era feito pelos chineses. Foi bastante divulgado na época e confeccioná-lo era prazeroso.

Tapete

Até hoje o crochê é utilizado como um artesanato de distração, para relaxar a cabeça e ganhar um dinheiro extra.

Os dois principais materiais usados para a sua confecção são as linhas e uma agulha que varia de tamanho dependendo do artesanato escolhido. As linhas são vendidas com várias espessuras, cada uma é destinada para um tipo de confecção, a agulha pode ser pequena, média ou longa, mas todas elas tem uma voltinha no final que parece com um anzol para formar os pontos do desenho.

Quando uma pessoa aprende a fazer crochê, seus movimentos se tornam involuntários e ela consegue assistir televisão e conversar enquanto faz seu artesanato. Essa técnica por vezes é confundida com o tricô, para saber diferencia-los basta apenas olhar uma pessoa que o confecciona. No crochê é usado apenas uma agulha que tem formato de anzol na ponta, já no tricô são utilizadas duas agulhas totalmente retas, que se trançam para formar os pontos.

Os pontos básicos do crochê são simbolizado nas revistas por abreviaturas para que ao confeccionar as pessoas tenham mais facilidade de identificar qual seguimento deve dar após cada passo.

Tais como:

DIGITAL CAMERA

* PT: ponto;

* SP: espaço;

* REP: repetir;

* ULT: último;

* SEG: seguinte;

* PBX: ponto baixíssimo;

* PB: ponto baixo;

* MPA: meio ponto alto;

* PA: ponto alto;

* PAD: ponto alto duplo;

* PAT: ponto alto triplo.

Para confeccionar tapetes e mantas para crianças, é necessário que a linha seja média ou grossa, a linha de crochê utilizada para enfeitar os panos de prato podem ser médias ou finas.

A técnica do crochê normalmente é passada de geração a geração, mas também é ensinado em cursos e pela internet – além de possuir todo o modo de fazer e as técnicas em muitas revistas destinadas ao artesanato.

A arte do crochê deixou de ficar apenas em enfeites, agora podendo ser encontrados em roupas, acessórios, brinquedos e utensílios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.