Período simples e período composto

Antes de aprofundarmos dentro dos estudos da sintaxe precisamos compreender os conceitos básicos  frase e oração que são essenciais para desenrolar de nossas investigações. Pode ser intendido por frase a expressão verbal que transmita uma mensagem dotada de  sentido, muitas vezes a frase é composta por apenas uma palavra, mas em geral trazem mais de uma, quando essas palavras se organizam em torno de um verbo forma-se uma  oração.

Período é o termo utilizado para designar uma frase que tenha uma ou varias orações, que aglutinadas possuem sentido. O período classificado em simples e composto, de acordo com a quantidade de orações.

livros
Entenda alguns conceito, abordados pelo estudo da sintaxe

Período simples também chamado de oração absoluta é aquele composto por apenas uma ação verbal ou  oração. Quando o sentido completo trás duas ou mais orações temos então um período composto. Toda oração por regra está orquestrada em torno de uma locução verbal ou de um verbo, então uma maneira simplificada de detectar a quantidade de orações é contado a quantidade de verbos  dentro da declaração.

Período Composto por Coordenação e Subordinação

O período composto subdivide-se em dois grupos:

Período Composto por Coordenação, onde as orações que o compõe a declaração são coordenadas, ou seja, independentes entre si.

Exemplo:Comprei uma camisa e ganhei um uma gravata.

Período Composto por Subordinação, onde há uma oração principal que subordina uma ou mais orações para completar o sentido. Dentro da oração principal as orações subordinadas podem adquirir varias funções — complemento nominal, adjunto adnominal, adjunto adverbial, sujeito, etc.

Exemplo: Quando eu chegar, darei a notícia

O período também pode ser dotado de coordenação e subordinação, quando duas ou mais orações são independentes entre si, estão subordinadas a uma oração principal.

Exemplo: Se ela voltar, falarei boas verdades e chamarei a polícia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.