Grecia antiga resumo geral: Formação,Período Arcaico,Período Clássico,Período Helenístico

A Grécia antiga e o termo usado para representar o e período compreendido entre 1100 a.C. a 146 a.C período em que a Grécia tinha domínio sobre boa parte da região próxima ao Mar Mediterrâneo, e estava em crescente expansão, até a sua tomada pelos romanos em 146 a.C. A cultura Grega revigora em todas as nações ocidentais, o seu legado de Filosofia prevalece até o dias atuais e foi uma das principais inovações que tiveram grande importância para os conhecimentos modernos.

A formação

Os primeiros povos formadores dos Helenos (nome em que se autodenominavam os primeiros povos a habitarem as localizações da Grécia Antiga) eram descendentes dos dórios, aqueus, jônios e eólios, povos que saíram da Península Balcânica, para habitarem essa região. Essa população era conhecidas como helenos pois acreditavam-se que descendiam do herói Heleno.

Período pré-homérico (2000-1 200 a.C.)

Civilização Minoica e Micênica

Essas duas civilizações tiveram grande importância na formação grega, a civilização Minoica se situava na região compreendida como a ilha de Creta e seus arredores, teve seu comercio crescente devido a suas atividades marítimas, exportando produtos agrícolas, como uva, azeitona, e leguminosos, e também exportavam produtos como vinho, e óleo, que eram trocados por matérias primas, o governo provavelmente deveria ser teocrático, concentrado na talassocracia, após algum incidente provavelmente um terremoto ocorrido entre os anos de 1750 e 1700 a.C. A civilização teve grande de suas construções destruídas, após a sua reconstrução, eles adentraram em período crescente da economia, formando ligações com diversos países. Quando o Vulcão Thera (atual Santorini) teve uma erupção entre o período de 1639 a 1616 a.C. Muitos povos que habitavam a Europa passaram a migrar para a ilha de Creta abalando-a completamente, pouco tempo depois uma nova erupção e um terremoto, foram o ponto de partida para sua tomada pela civilização Micênica.

Poucas fontes são relativas aos Micênicos, sabemos que falavam grego e que sua civilização ascendeu entre o período de 1600 a.C. a 1200 a.C. e ocuparam o centro minoico Cnossos por volta de 1400 a.C.

Período Homérico (XI – VIII a.C.)antiga

Esse período também é conhecido como idade da trevas da Grécia, pois a uma ecasses de fontes, algumas das poucas fontes são as obras literárias Ilíada e Odisseia escritas por Homero, por isso conhecida como período Homérico, as civilização grega perde o conhecimento da escrita no século VIII a.C. e a população teve uma diminuição notável,  ainda não se sabe exatamente os motivos disso, houve migrações de regiões conhecidas para novas regiões.

Período Arcaico

Nesse período surgi uma das grandes mudanças no universo grego, a criação das Colônias ou apoíkias, no inicio desse período a Grécia crescia populacionalmente e as terras compreendidas em seus territórios não era o suficiente para a agricultura necessária para atender a demanda da população, os mais habilidosos com suas armas acabaram garantindo as melhores terras, obrigando os demais a procurarem novas terras para a agricultura, Esse povos que saíram em buscas de novas terras fundavam novas colonias ligadas as cidades, essas colonias não eram controladas pelas cidades, elas detinham boa autonomia. A colonização de áreas do Mar Mediterrâneo trouxe grande riqueza para os Gregos, a população teve uma melhora de vida considerável, já no seculo IV a.C. a economia grega era a maior do mundo.

Período Clássico

No período clássico da Grécia duas Polis tiverem grande importância, Atenas e Esparta, cada uma criou o seu modelo de governo, Atenas com a sua democracia aristocrata e Esparta com sua oligarquia militarista. Neste período surgem as Guerras Médicas, estas que foram de suma importante para a formação do mundo atual, os Persas comandados por Dario I começaram a invadir cidades gregas começando uma expansão persa sobre os territórios gregos, Atenas consegue impedir essa expansão apos a guerra em Maratona, mas o filho de Dario I, assume a tarefa de tomar a Grécia, Xerxes I invade a Grécia em 480 a.C. 31 cidades Gregas se uniram para a batalha entre elas Atenas e Esparta as forças espartanas lideradas pelo rei Leónidas impediram temporariamente a invasão Persa na Batalha das Termópilas, Em 479 a.C. os gregos efetivam sua vitoria na Batalha de Plateias.Gracia POder

Logo após esse conflito as Polis Atenas e Esparta entraram em uma cena de conflitos constantes para se sobrepor uma sobre a outra, eles formaram ligas conhecidas como Liga do Peloponeso a liga que representava Esparta e a Liga de Delos que representava Atenas, por muito tempo houve conflito constante entre essas duas polis até a derrota de Atenas.

Apos tantos conflitos um reino situado ao norte da Grécia começa a emergir, o reino da Macedónia, liderado por Filipe II a Macedónia começa sua expansão militar e após o seu assassinato o seu filho Alexandre, o Grande que concretizou o sonho de seu pai de dominar a Pérsia e muito outros países  criando um dos maiores reinos que o mundo já conheceu.

 

Após a morte de Alexandro o reino da Macedônia entrou em conflito, os generais de Alexandre começaram a disputar de quem seria o legado de Alexandre, nenhum dos generais conseguiu manter o Império unido, este foi divido em vários países diferentes liderados por seus respectivos generais, as cidades gregas tentaram se livrar do domínio macedônico mas foram subjugadas por Antípatro, um dois generais de Alexandre.

GeografiaGeografia Gracia

As terras do solo grego não são propicias para a plantação de cereais, por esse motivo as maiores plantações eram de vinhedos e olivérias  e eram bastante concentrados na criação de animais, cerca de 80% do território grego e formado por montanhas, isso explica a ecasses de terras. Por esse motivos eles dependiam muito de importações pelo mar de outros alimentos e matérias primas.

Política

A Grécia em si correspondia ao Estado grego, enquanto as Polis ou Cidades-Estado, correspondiam a cidades independentes que detinham a sua própria politica, e detinham uma enorme quantidade de território, onde existam aglomerações de pessoas que chegavam a mais de 20 mil habitantes.

Religião

Os gregos eram politeístas, ou seja acreditavam em vários deuses, entretanto essa religiosidade foi superada pela Filosofia, os deuses da cultura grega foram incorporados na religião romana dando crescente ascendência mesmo depois de seu declínio, os mitos gregos são popularmente difundidos até hoje.

Cultura

A cultura grega foi uma das bases para o nosso mundo atual, os jogos olímpicos iniciados no em 776 a.C. são praticas até hoje em nível global, como um dos maiores eventos esportivos do mundo, a arquitetura e a pedagogia que nós foi deixada de herança permanece até hoje e o caso da democracia, hoje em dia adotara por quase todos os países do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.