Como saber se o ovo está cozido

Chega a hora do almoço com aquela comida caseira que você tanto gosta e de repente surge uma dúvida: será que os ovos já estão no ponto de cozidos?Deixar o ovo tempo demais pode acabar tirando o efeito do cozimento, porém, deixa-lo por pouco tempo acarretará numa surpresa crua e desagradável.

Nessas situações quotidianas e culinárias, há alguma maneira confiável e funcional de saber se ovo está cozido ou não? É sobre disso que vamos tratar nesse artigo aqui no FC Notícias.

Cozinhando os Ovos

Os ovos são alimentos muito necessários para a nossa dieta de nutrientes diárias. Muitas pesquisas giram entorno desse alimento milenar dizendo que ele faz mal a saúde, enquanto outras dizem exatamente o contrário. Enquanto os cientistas não se decidem, ninguém vai parar de saborear esse precioso alimento, certo?

ovo cozido
Ovos Cozidos

A vantagem do ovo cozido é se estado sólido, que nos permite fazer cortes e decorar pratos de diferentes formas. Além disso, o sabor dos ovos cozidos é diferente do ovo frito por exemplo.

para cozinhar um ovo, leva-se entorno de 10 minutos em água quente, porém isso pode variar dependendo do ovo. Para saber se os ovos estão cozidos ou não, existem métodos simples e fáceis de fazer.

Girando e Girando 

O primeiro método é muito simples. Basta posicionar o ovo em uma superfície plana e  gira-lo como se fosse um pião. Durante a as rodadas do ovo, pare-o bruscamente e tire a mão de cima dele. Se ele permanecer parado, isso significa que o ovo está cozido. Se ele der algumas mexidas para um lado e para o outro, significa que ainda não está no ponto.

Ouvindo o Interior

Talvez seja o método mais simples de se aplicar,  porém necessita-se uma boa audição e concentração a fim de evitar erros. Basta posicionar o ovo próximo ao ouvido e chacoalha-lo. Se ouvir algum som vindo de dentro do ovo, significa que ainda tem conteúdo líquido, ou seja não está cozido.

Teste da Colher

Basta tirar o ovo da panela com água quente com o auxílio de uma colher e observar quanto tempo a água que está envolta dele demora a secar. Ovos cozidos ficam secos entre 8 a 10 segundo, enquanto ovos ainda não cozidos possam demorar entre 18 a 20 segundos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.