Onde foi a Guerra Fria

A Guerra Fria foi na verdade um conflito entre duas nações, cujo os seus representantes, almejavam obter a hegemonia mundial. O maior objetivo estava na expansão das áreas de influências do capitalismo e do socialismo, duas vertentes ideológicas que até os dias atuais ainda causa discórdia na sociedade. Esse conflito se deu entre os Estados Unidos (capitalista) e a União Soviética (socialista), logo após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

A disputa pela auto afirmação das diferentes posições, fez com que as duas grandes potências, acelerassem a criação de novas tecnologias nucleares, espaciais e vários arsenais bélicos. Apesar de ser um conflito sem que venha ter ocorrido qualquer batalha, a Guerra Fria, poderia ter causado a destruição de grande parte do planeta, justamente por causa da grande quantidade de armas nucleares que ambos possuíam.

Guerra Fria : EUA x URSS
A Guerra Fria foi disputada com imposição de ideologias, mas acabou repercutindo em conflitos físicos importantes.

Acredita-se que o equilíbrio mantido na disputa, de certa forma poupou vários povos de problemas bem maiores. Havia porém, outras formas de manifestar a superioridade de cada um dos sistemas, pois se tratava de uma batalha definida pela predominância das áreas tecnológicas, econômicas e do serviço militar. Com a ânsia de se estabelecer, cada uma das potências pode agregar países aliados, em especial a Alemanha, uma vez que a mesma estivesse desestabilizada após a Segunda Guerra Mundial.

Como parte do país aderiu ao Plano Marshal dos EUA e a outra metade se aliava ao COMECON da URSS, a Alemanha sofreu uma divisão – Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental separadas ideologicamente e fisicamente a partir do muro de Berlim. Outros conflitos indiretamente ligados as duas potências foram muito significativos pois envolviam cada uma das ideologias. O primeiro fora a Guerra da Coreia – 1950 a 1953 (empate), logo se deu o conflito no Vietnã – 1960 e 1970, onde o comunismo da URSS vencera e por fim no Afeganistão em 1979 a 89 , em que vence aliados ao EUA.

Em relação aos países aliados de cada vertente, associaram-se e os aliados da Otan Estados Unidos – Canadá, Itália, França, Grécia, Bélgica, Espanha, Alemanha Ocidental, Suécia, Holanda, Áustria, Dinamarca e Inglaterra. Do outro lado, URSS – Iugoslávia, Tchecoslováquia, Albânia, Cuba, Alemanha Oriental, China, Coreia do Norte, Polônia e Romênia.

Os países que se mantinham em posição neutra eram denominados integrantes do Movimento Não Alinhados, pois não se manisfestavam aos conflitos para nenhuma das partes, os mesmos são – parte da América Latina, sul da Ásia, África, e uma divisão da Oceania. A Guerra Fria findou-se em 1991, extinguindo a então União Soviética. Por falta de coerência entre as potências, o conflito se enfraqueceu, mas aos poucos o capitalismo tomou posse do que antes era predominado pelo socialismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.