Onça pintada do Pantanal brasileiro

Um dos maiores felinos do continente americano, a onça pintada é um animal belíssimo mas que representa grande risco, tanto para os animais quanto para os humanos, devido ser uma espécie de origem e instintos selvagens. Mesmo sendo muito temido, é um animal muito admirado por suas características.

Esse animal pode ser encontrado nos EUA, no Brasil, na Argentina e raramente visto no México. Mesmo tendo uma grande distribuição, a espécie vem sofrendo ameaças de extinção em relação a diminuição da sua população. No Brasil, a maior parte das onças pintadas já desapareceram. O local mais fácil de se encontrar esse animal no país é na Amazônica, na Mata Atlântica, no Cerrado e no Pantanal. O horário mais propício para vê-lo é ao entardecer da noite.

Características

Onça pintada

* Esse animal pode pesar cerca de 135 quilos;

* Seu comprimento pode chegara a 2,4 metros;

* Possuem um corpo musculoso e compacto;

* Sua mordida é extremamente forte, capaz de quebrar um casco de uma tartaruga;

* Diferentemente de outros felinos, a onça pintada não mia, ela emite vários roncos, chamados de esturro;

* Sua pelagem é amarela com dourado e pintas pretas;

* Existem espécies de onças pintadas completamente negras, mas ainda assim possuem pintas – são considerados como animais melânicos da espécie.

As onças pintadas são felinos de hábitos solitários. Suas principais presas são as capivaras, os tatus, as queixadas e os catetos. Mas quando esses animais silvestres diminuem gradativamente, elas procuram por animais domésticos e em alguns casos até mesmo os humanos para realizar a sua alimentação.

Causas da sua ameaça de extinção

A destruição do seu habitat juntamente com a caça predatória são os principais motivos do grande alerta de uma possível extinção dessa espécie. As onças pintadas já são classificadas pelo IBAMA e pela IUNC (União Internacional para a Conservação da Natureza) como um animal vulnerável e que está no apêndice I do CITES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.