Mesopotâmia o berço da civilização: Política, Sociedade, Cultura, História Antiguidade Oriental

A Mesopotâmia define-se como a maior e mais importante civilização que já pode existir, pois a partir da mesma, se pode agregar inúmeros alicerces progressivos para o desenvolvimentos das civilizações futuras, contribuindo para a real formação populacional existente nos dias atuais. A região denominada por Mesopotâmia ficava localizada entre os rios Tigre e Eufrates, numa extensão enorme capaz de comportar diferentes povos, com suas culturas e costumes.

 Mesopotâmia
A partir da Mesopotâmia surgiram as sociedades modernas.

A região citada hoje está presente o Iraque, o termo Mesopotâmia, vindo do grego, então significa “terra entre rios”, além de ser o berço da civilização considerada mais antiga do mundo, também foi de onde surgiu empreendedorismo e muita criatividade dos povos que ali estavam, que tudo criavam para facilitar suas vidas de alguma forma. Por estar em solo muito fértil, a primeira atividade exercida na região foi a agricultura que servira para o sustento dos seus.

Por causa do cultivo da terra, muitas pessoas se deslocavam para as margens dos rios e e lá descobriram uma forma de redirecionar a água por meio de canais, que serviam tanto para irrigar plantações distante como também tinha serventia na casas. A partir disso, o desenvolvimento das cidades foi ganhando proporções cada vez maiores, pois havia meios de sustento, alimentação e atividades trabalhistas.

Assim iniciava uma organização civil que se estabelecia e enumerava semelhantes princípios, a crença em deuses de diferentes tipos, como o da colheita e da chuva, havia descentralização do poder com grande influência religiosa, e alguns momentos houve uma enorme divisão da sociedade, onde se tinha pequena parcela de pessoas com maior privilégio, e uma parcela extensa de trabalhadores, escravos e também de camponeses livres.

Os sumérios
Os sumérios também inventaram a roda, utilizados em carros de combates puxados por cavalos.

Por causa do ascendente desenvolvimento da região, diferentes povos foram se deslocando para a Mesopotâmia, mas quem deu início a ocupação civilizada foram os Sumérios, que progressivamente criaram cidades-estado organizadas e fortalecidas. Tamanha fora sua estadia arrojada que os mesmos inventaram a escrita, a partir da marcação feita em placas de argila utilizando bastonetes, o que ficou conhecido como Escrita Cuneiforme.

Embora existia muita genialidade dos sumérios, também eram muito independentes e isso comprometeu seu governo central dentro da Mesopotâmia, e fragilizados foram facilmente derrotados pelos Acádios. Governado por Sargão conquistou a região da Suméria, mas seu império teve seu fim quando as cidades-estado sumérias revoltaram-se contra ele e retomaram o poder. Em 2000 a.C. Aproximadamente, finaliza-se a dinastia Suméria e a região da Mesopotâmia sofre uma fase de revoltas e caos por um período equivalente a um século.

Inicia-se então o antigo período babilônico, por volta de 1900 a.C., onde é chegada a atuação do povo amorita de denominação semita, que decidiu governar toda a região mesopotâmica. Centralizaram o governo, acabando com a independência das cidades-estado, transformaram a capital antes suméria, depois Acad para Babilônia. Nesse período surgem políticas e leis babilônicas, como o Código Hamurabi, que se baseava na crença de apenas um deus, o rei, que no caso era Hamurabi,o qual tinha origem indiscutivelmente divina e possuía o poder total.

Código Hamurabi
O rei Hamurabi governou a Babilônia entre os anos de 1792 a 1750 a.C..

O rei então ditava todas as regras para as cidades-estado, incluindo taxações e o serviço militar obrigatório. No Código de Hamurabi, existiam leis rigorosas contidas de punições severas e dependendo do caso havia até mesmo a pena de morte e seguia aplicações semelhantes a Pena do atual Talião, onde o condenado recebe a punição respectivamente ao delito que cometeu, ou seja, segue-se olho por olho, dente por dente.

Com a morte do rei Hamurabi, a região voltou a ser palco de rebeliões e períodos de muitas invasões. Foi dominada pelos hititas, povo de origem misteriosa, onde fizeram vários incêndios e destruíram muitas coisas, mas mantiveram as leis, a cultura e a religião dos babilônios. Logo foram dominados pelos cassitas vindos dos montes Zagros que também absorveram a cultura local.

Mesopotâmia
Famosos Jardins suspensos da Babilônia.

Depois foi a vez dos povos assírios, que guiados pelo rei Tukulti Ninurta I, houve novamente mais um longo período de paz. Mas como a região possuía tantos atributos, sempre sofria com novas invasões e guerras constantes. A partir da invasão dos cadeus que derrotaram os assírios, marcou-se a formação do Segundo Império Babilônico ou Neobabilônico, onde se teve a nova hegemonia da Mesopotâmia. Quem governava nesse período era o Imperador Nabucodonosor II, famoso por criar construções importantes, como a Torre de Babel e os Jardins Suspensos, que de maneira intensa, representavam o progresso veemente da civilização.

O futuro tempo de paz na região da Mesopotâmia só se dá após o processo de formação do Império Persa, comandado pelo imperador Ciro II, em 539 a.C., período em que essa conquista acabou assinalando o fim das grandes civilizações originárias da Mesopotâmia, perpetuando-se na história da Antiguidade e deixando um legado enorme de muita riqueza histórica, algo de tamanha importância para o estudo atual sobre as civilizações do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.