Quando foi implantado o Plano Real

No ano de 1994 o Plano Real foi inserido no meio econômico em modelo de troca de moeda para conter a hiperinflação que o Brasil enfrentava naqueles tempos. Essa mudança ocorreu na presidência de Itamar Franco com o auxílio do Ministro da Fazenda da época Fernando Henrique Cardoso e alguns economistas importantes desse período.

1994

No dia 01 de Julho de 1994 foi adotado o Real, mas somente no dia 31 de Julho de 1994 foi a data oficial em que o Real começava a se tornar a nova moeda de troca brasileira, fazendo com que o Governo começasse a controlar os gastos e a quitar suas dívidas. A inflação nessa época já chegava a 46,58% ao mês, enquanto no ano de 2013 ela não passa de 6,00%.

Antes do Real, existiram 5 tipos de moedas, são elas:

* Réis

200 réis

 

 

 

 

 

* Cruzeiro

Cruzeiro

 

 

 

 

 

* Cruzeiro Novo

Cruzeiro Novo

 

 

 

 

* Cruzado

Cruzados

 

 

 

 

*Cruzeiro Real

Cruzeiro Real

 

 

 

 

O modelo Real já passou por algumas modificações em suas notas para termos de segurança, veja:

Primeira família

Primeira família

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Segunda família

2° família

 

 

 

 

 

 

 

Moedas

Moedas

 

 

 

 

 

 

 

Os economistas e políticos que viam a situação alarmante que o país passava em sua economia, reagiram para que a inflação não chegasse a um patamar ainda maior, eles visaram a criação de uma moeda na qual proporcionasse para o Brasil mais estabilidade, pois o país necessitava de uma força maior em sua moeda, para que obtivesse confiança e fizesse com que a inflação e as dívidas caíssem, eles necessitavam de um poder maior do que os que já tinham sido criados anteriormente e assim foi implantado o modelo Real, que recebeu esse nome em fator da primeira moeda, chamada “Réis”. O principal foco do Governo nesse momento era transformar o URV (Unidade Real de Valor) em Real.  Muitos pensavam que essa ideia não iria funcionar, mas assim que foi lançada a moeda Real oficialmente, ela manteve sua postura de poder capitalista e valorizou-se nacionalmente e mundialmente.

A implantação da moeda Real obteve 3 fases:

1° Fase:

OPlano de Estabilização Econômica contou com o PAI (Programa de Ação Imediata) e com o FSE (Fundo Social de Emergência) para que o país retomasse o crescimento econômico em seus pontos sustentáveis,  criando medidas para que as dividas fossem controladas e fazendo com que a União obtivesse mais controle com seus gastos para que começasse a haver um equilíbrio econômico;

2° Fase: 

Ocorreram mudanças no sistema da MP (Medida Provisória) e foi criado o URV para que fosse restaurado o modelo de unidade de contas da moeda do país;

3° Fase: 

Implantação do Real no mundo capitalista, sendo fabricada quantias necessárias de moeda para que sua estabilidade ficasse preservada no caso de novas crises ou perca de força no mercado.

O Governo, nesse momento desejava além de controlar a moeda, fazer com que o crescimento econômico subisse, que os juros fossem diminuídos para que o PIB (Produto Interno Bruto) também alavancasse, fazendo com que o limite de crédito crescesse para os consumidores, para os empregados e para toda a massa salarial.

Por se tornar mais fácil obter crédito no mercado, muitas industrias e empresas surgiram e isso fez com que as vagas de emprego aumentassem, e a partir desse instante elas começaram a ter força maior pois já conseguiam controlar suas privatizações, conseguiam transformar a empresa e investir em melhor a produção do seu capital. 

Superinflação

Por surgir tantas vagas de emprego e a maioria das pessoas com mais qualificação serem contratadas, a educação sentiu uma considerável diminuição no seu grau de aprendizagem, pois com a modernidade veio várias inovações das industrias e a maioria dos estudantes não conseguiram acompanhar essa mudança drástica.

Por isso, está sendo inserido no meio educacional, programas que ajudarão essas pessoas a se desenvolver melhor no Ensino Fundamental – FUNDEF – para que tenha uma base sólida ao ingressar no Ensino Médio, também está sendo proposto que o magistério volte para que a consistência de aprendizagem nas escolas sejam mais proveitosas, para que os alunos estejam preparados para ingressarem em cursos superiores e serem profissionais de sucesso ao se formarem.

A saúde teve seu plano público mais aprimorado, o SUS (Sistema Único de Saúde) foi estudado para que melhorasse em seus atendimentos e vários PSF (Programa de Saúde na Família) foram instalados em inúmeros bairros de todas as cidades para que houvesse mais cuidado com a saúde do povo brasileiro.

Com a diminuição de gastos, o Governo tinha mais poder de investimento e com isso também disponibilizou verbas a programas sociais para ajudar a cidadania de classe baixa, tirando muitas famílias da miséria e da pobreza.

Curiosidade

O Real é a 16° moeda mais negociada no mundo inteiro e a mais negociada por toda a América.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.