Maior animal marinho

Muitas pessoas desconhecem, mas o maior animal já existente é também de espécie marinha. A grande baleia-azul pode alcançar um comprimento médio de 35 metros, chegando a pesar mais de 160 toneladas. Ainda possui o título de maior mamífero da Terra. Cientificamente conhecida como Balaenoptera musculus, a baleia azul pode viver e procriar em qualquer um dos oceanos existentes no planeta, Atlântico, Pacífico, Índico e etc.

baleia azul
Uma baleia azul em fase adulta pode ter um comprimento que excede o tamanho de um avião boeing 737.

Seu Tamanho e História de extinção

Por causa de sua proporção gigantesca, a baleia azul foi duramente caçada por muito tempo, principalmente na metade do século 20. Por essa razão , a espécie está n alista de animais ameaçados de extinção. A maior baleia azul já vista foi capturada no Oceano Atlântico em 1947, uma fêmea de 27,6 metros e 190 toneladas. A baleia possui muita habilidade em atingir grandes profundidades, podendo ficar até uma hora sem respirar por causa do seu pulmão que tem capacidade para 5 mil litros de ar.

A Baleia Azul o Maior Animal Marinho

Ao emitir seu ar, ou seja soltá-lo após voltar de um mergulho, a baleia azul consegue criar um jato d’água que pode alcançar até 9m de altura. Possui ainda um ruido muito intenso, considerado o maior do mundo, podendo emitir sons de baixa frequência que atingem 188 decibéis, mais fortes que o som de um avião a jato e que podem ser ouvidos a uma distância de até 800km.

Características da Baleia Azul

Baleia Azul Saltando
Uma baleia azul pode chegar a viver por até noventa anos.

A baleia azul prefere as águas mais frias para viver, justamente porque nesses locais dos oceanos, há uma concentração maior de seu alimento, o krill, um conjunto de pequenos crustáceos, peixes e plâncton, ingerindo mais de cinco toneladas por dia. Quando completam cerca de 7 anos idade, já possuem maturidade suficiente para procriar, mas sua gestação dura cerca de um ano, dando origem a um único filhote.

Outros Gigantes Marinhos

Outros dois animais marinhos seguem a lista de maiores do mundo depois da baleia azul. Em segundo lugar a Água-viva juba-de-leão, com cerca de 30 metros, respectivo a altura de um prédio de dez andares, vive com maior incidência no Atlântico norte. Em seguida, está o Tubarão-baleia com 18 metros, habitante de mares temperados e quentes, mas apesar do tamanho, é inofensivo para o homem, uma vez que se alimenta de plâncton, pequenos peixes e lulas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.