Lisossomos

A biologia celular é responsável por dinamizar estudos e explicações em relação a complexidade das células e sua estrutura, assim como sua importância em relação aos seres vivos. Uma das suas organelas mais relevantes são os lisossomos ou lisossomas citoplasmáticas.

Esses elementos estão presentes no citoplasma da maior parte das células eucariontes, sendo responsáveis por dinamizar a digestão de elementos vindos do meio externo e também a renovação de estruturas celulares, isso porque seu interior compreende uma elevada quantidade de enzimas digestivas.

Lisossomos
Lisossomas citoplasmáticas.

Sua formação é realizada no Complexo de Golgi, organela que se localiza entre a membrana plasmática e o RE (retículo endoplasmático), encontrada tanto nas células animais quanto nas vegetais, sendo a parte singularizada do sistema de membranas que efetua a secreção das proteínas do retículo endoplasmático rugoso.

Dentre as principais funções dos lisossomos, podemos citar:

» Promovem a reciclagem das células envelhecidas através da autofagia.
» Proporcionam a degradação e a digestão de partículas do meio exterior às células.
» Incorporam e degradam elementos médios e grandes pela fagocitose, como as bactérias.

Curiosidade

O processo de destruição das organelas celulares que estão definhando acontece devido ao acoplamento das suas estruturas no vacúolo (local onde acontece a digestão das células), onde é executada a diminuição do metabolismo celular com a baixa do oxigênio para que as particularidades fiquem mais fragilizadas, o que por consequência facilita rompimento da membrana do lisossomo e o provimento da digestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.