Peixe mamíferos no Brasil

No Brasil, existe apenas uma espécie de peixe mamífero, chamado de peixe boi, manatis ou de vacas marinhas. É um animal pesado, forte, tem aparências com a vaca  e se alimenta do capim encontrado em seu habitat.

Os peixes bois encontrados no mundo inteiro, conseguem sobreviver tanto em água doce como em água salgada. No Brasil é possível encontrar duas espécies do mesmo peixe, uma delas consegue ficar em todos os tipos de água, que é o peixe boi marinho, mas também temos o que só consegue sobreviver em águas doces, que é o peixe boi amazônico.

Era muito comum encontrar o peixe boi marinho em ambientes aquáticos da costa do Espirito Santo até o Amapá, porém, por sua caça não autorizada, a espécie quase não é mais encontrada entre os estados de Sergipe, do Espirito Santo e da Bahia.Peixe boi amazônico

O peixe boi amazônico, pode ser encontrado nas bacias do rio Amazonas, tanto no território brasileiro quanto no peruano. Essa espécie também pode ser encontrada no rio Orinoco, que se localiza na Venezuela.

1967

Ambas as espécies estão em extinção no Brasil e são protegidos pela lei desde 1967.

A lei defende a preservação do habitat junto a ambientalistas do país, proíbem a venda ou uso de qualquer comercialização de produtos do animal. A pena para esse crime pode chegar a até dois anos.

São animais muito mansos e dóceis, por isso sua captura é feita com tanta facilidade e se torna ainda mais fácil para os infratores capturarem eles em época de acasalamento, pois costumam ser animais muito solitários, se agrupam apenas para fazerem sua reprodução e depois desse processo eles se separam novamente.

São animais extremamente pesados, pois podem consumir por dia até 10% do total do seu peso e passar até 8 horas do dia comendo. Sua alimentação é feita com algas, capins, aguapés e outras vegetações aquáticas. São considerados filhotes, os peixes bois com idade de até dois anos, que é o período em que convivem diariamente com suas mães e se alimentam de seu leite, para só depois se alimentar da vegetação aquática.

Informações Básicas

Peixe boi marinho manso
Peixe boi marinho manso

Reino: Animalia;

Filo: Chordata;

Classe: Mammalia;

Infraclasse: Placentalia;

Ordem: Sirenia;

Família: Trichechidae;

Gênero: Trichechus;

Comprimento: porte médio com cerca de 2,8 á 3 metros e porte grande com aproximadamente 3,6 metros;

Peso: possui aproximadamente 1.775 quilos e sua massa pode chegar a até 550 quilos.

As principais características do peixe boi é a sua pele rugosa, a sua cabeça bem próxima ao corpo, sua cauda larga e achatada, sua boca grande e seus ouvidos se ficam atrás dos olhos. Esses animais se localizam por meio de vocalizações, que são pequenos gritos que eles aprendem desde filhotes, e é dessa maneira que a fêmea consegue identificar o seu filhote dentre os outros do grupo.

Peixe boi marinho
Peixe boi marinho

Os principais animais que ameaçam a vida dos peixes bois são os tubarões, os jacarés, as orcas e os crocodilos. Mas a principal ameaça encontrada para esses animais no Brasil são os caçadores e a desregularização dos ambientes em que as fêmeas costumam se reproduzir.

Para prevenir a caça não autorizada e a extinção desses animais no Brasil, são feitos projetos por ambientalistas para protegerem as duas espécies, o principal deles é supervisionado pela CMA (Centro Nacional de Pesquisa, Conservação e Manejo de Mamíferos Aquáticos). A sede desse projeto se localiza em Pernambuco, na Ilha de Itamaracá, onde pesquisadores se dedicam a obter informações sobre os peixes bois, suas localizações, seu processo de reprodução, seu resgate, sua recuperação e sua devolução á natureza.

Outros peixes mamíferos

Além do peixe boi, no Brasil, podemos encontrar outras espécies de mamíferos aquáticos, tais como os golfinhos, o boto cor de rosa e a baleia azul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.