Importância do comércio na história da humanidade

O comercio sempre esteve presente na vida do homem, mesmo sendo uma atividade antiga ainda preserva seus princípios, assim como a religião e política. O comercio é um eixo fundamental na formação da sociedade. Até onde sabemos, no inicio da história humana, os primeiros homens eram nômades (que não se estabilizavam em um local) e não sabe-se ao certo, mas por algum motivo se fixaram em determinada região.

comercio na história
Trocas comerciais
foto: reprodução

A partir dessa transformações começam a formação de sociedades e uma espécie de comercio é iniciada. Antes disso o sistema de troca já era utilizado. Basicamente trocava-se um produto por outro, dessa forma aumentava a variedade de produtos que poderia ser consumido ou apenas utilizado. Por exemplo, um homem poderia se dedicar a pescaria e se dedicando a essa prática não teria tempo á agricultura, entretanto ele poderia trocar parte do seu pescado pelos produtos de um agricultor.

Com o passar do tempo as trocas se tornaram cada vez mais complicadas, o que tornava difícil estipular valor e quantidade nas trocas. Muitas sociedades resolveram aplicar um sistema monetário, uma moeda que corresponderia ao valor de algo. Em Roma, por exemplo, as pessoas usavam o sal como moeda, dai o termo da palavra salário que usamos atualmente. Dessa forma as trocas comerciais se tornaram mais simples e fácil transação.

O valor de algo era correspondido por uma moeda, podemos citar o trabalho de um artesão:  o valor que ele receberia por um vaso seria o correspondente ao tempo de trabalho empregado, a raridade do valor utilizado é pela qualidade do trabalho. Dessa forma começamos a estipular valores, isso foi uma transformação no meio de vida, desde de então começamos a usar moedas como forma de representar algo. Atualmente o nosso salário corresponde ao valor de nossos serviços.

O comercio nos dias de hoje assumi outra identidade, tudo isso devido ao sistema capitalista, ondo o que mais vale é o consumo, seja em uma escala maior ou menor. As pessoas só ganham dinheiro ou capital retirando de outra pessoa, um serviço ou produto que tenha o valor menor do que ele irá lucrar ou vender por um valor mais alto.  Nessa escala temos um sistema falho, pois para um ganhar outro terá de perder. Entretanto essa falha não é assumida, eis o grande número de crises como a crise de 29, onde muitas pessoas acabam adquirindo produtos, mas não conseguem pagar o que compram, pois sempre estão perdendo algo para outra pessoa.

Até ser apresentado um forma viável de mudar esse sistema, é possível que ele permaneça por décadas ou até séculos. Outros sistemas alternativos já foram pensados e de variadas formas como o Socialismo. Ainda é preciso um sistema que seja aceito por todos, evitando conflitos políticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.